Usina de Letras
Usina de Letras
194 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS PARCEIROS DE MÁRIO QUINTANA -- 30/05/2006 - 01:13 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Os parceiros" de Mário Quintana (1906-1994)



João Ferreira

27 de maio de 2006





OS PARCEIROS

Mário Quintana





Sonhar é acordar-se para dentro:



de súbito me vejo em pleno sonho



e no jogo em que todo me concentro



mais uma carta sobre a mesa ponho.





Mais outra! É o jogo atroz do Tudo ou Nada!



E quase que escurece a chama triste...



E, a cada parada uma pancada,



o coração, exausto, ainda insiste.





Insiste em quê?Ganhar o quê? De quem?



O meu parceiro...eu vejo que ele tem



um riso silencioso a desenhar-se



numa velha caveira carcomida.



Mas eu bem sei que a morte é seu disfarce...



Como também disfarce é a minha vida!



Mario Quintana





COMENTÁRIO



Uma amiga me perguntou há dias se eu achava que o poema “Os Parceiros” de Mário Quintana poderia ser interpretado como um texto contendo uma tematização sobre o fazer literário. Pediu-me uma leitura do poema e uma opinião a respeito. Este artigo é uma parte do resultado da psquisa e da leitura desse poema. Para termos uma resposta mais próxima e coerente com a pergunta, achamos de importância metodológica esclarecer o que é o “fazer literário”.



I – O que é o fazer poético



Todo o escritor e poeta tem ou inventa uma história para seu fazer poético e para a operação da escrita. Isto para cada texto. Portanto, cada texto tem uma história própria. Está fora de dúvida.

O fazer poético tem como função essencial, produzir, construir e criar. Cada obra literária e cada poema é uma produção, uma construção, uma criação.

Na história desta construção, produção ou criação, há momentos essenciais a registrar. Tudo pode começar por uma impressão, por uma emoção, surpresa, pensamento, fator presenciado e sentido. Tudo isso pode constituir-se em elemento dinamizador da imaginação criadora, e ditar os caminhos genéticos da inspiração. Nessa fase genética, vem a escolha temática, o primeiro plano da obra, as primeiras disposições para a escrita, assim como o caminho e ação da escrita por inteiro. Tudo isto faz a história de uma determinada escrita. Tudo isto explica alguns dos elementos e as estruturas primordiais do fazer literário.

II – Na produção literária, os textos têm elementos associados à dinâmica do fazer poético ou literário. Mas só poucos textos literários e poéticos tematizam o fazer literário em si.



Os “parceiros” de Mário Quintana



No que diz respeito ao poema “Os parceiros” de Mário Quintana, parece evidente que o poema tal como aparece no verso - base de análise, de interpretação e de entendimento -, não tematiza, ou seja, não fala sobre o fazer poético. O poema tem uma dinâmica própria, como todo e qualquer poema. Essa dinâmica mostra o fieri, o tornar-se, o nascer das palavras e dos sentidos, o desenvolvimento da mensagem. Tudo isso se engloba numa lógica interna de um fazer poético e estrutural da composição em si, mas não fala nem tematiza o fazer poético.



Uma linha de leitura



O que pode abrir caminho para essa interpretação é uma linha de leitura imanente, interna, a partir do próprio texto. Esse é método acadêmico mais acabado e mais imparcial para rondarmos os sentidos da mensagem. Vejamos essas principais linhas de leitura no texto poetizado por Quintana.



Um soneto inglês



A modalidade poética apresentada por Mário Quintana, é a forma de um soneto shakespeareano ou inglês. “Os parceiros” são constituídos por dezesseis versos, que é exatamente o esquema do soneto inglês. Na forma original apresentada pelo poeta, “os parceiros” são constituídos por duas quadras e uma sextilha. Na forma inglesa do soneto trabalhada por Shakespeare, o soneto é apresentado em três quartetos e um dístico, diferente da estrutura petrarquiana que nos transmitiu o soneto clássico formado de duas quadras e dois tercetos.



A mensagem poética de “Os Parceiros



Dividiremos o poema, para melhor acompanhamento da análise textual, hermenêutica e poética, em três instâncias de sentido.



A interioridade como primeira instância de sentido



A primeira quadra do poema de Quintana oferece-nos a interioridade sonhadora como nascente de criação: “Sonhar é acordar para dentro/de súbito me vejo em pleno sonho”.



O jogo como segunda instância de sentido



Ainda na primeira quadra, Quintana mostra tudo o que dinamiza a interioridade do sonho e da vida. Nesta dinâmica, a vida é interpretada como um jogo: “e no jogo em que me concentro/mais uma carta sobre a mesa ponho”. Descendo a fundo na poetização deste jogo, Quintana, mostra, na segunda quadra o peso das cartas que caem sobre a mesa, tornando o jogo atroz, numa corrida de um Tudo ou de um Nada. O peso desse jogo, no risco que oferece, produz uma chama triste, quase escurecida, porque o jogo que não é de brincadeira, oferece em cada parada pancadas de desenganos e tristes chamas de desilusão.

No centro deste jogo, o herói ou o vilão, chama-se coração. No amor, ele é o símbolo da dinâmica especial. Mesmo quando mal sucedido, desiludido e exausto, o coração continua insistindo.



A insistência como terceira instância de sentido no poema



No jogo atroz do tudo ou do nada, em que o ser humano se envolve, a insistência é a parte alta da soberania do coração, mesmo quando exausto. Na sextilha final do poema, Quintana, quer deslindar a essência dessa insistência.Por que insiste o coração? Pretende ganhar o quê? Ganhar de quem? - pergunta o Poeta. E as respostas vêm, derramam-se e chegam ao leitor. O sujeito poético levanta a voz e diz sem rodeios: “o meu parceiro...eu vejo que ele tem/ um riso silencioso a desenhar-se/numa velha caveira carcomida./ Mas eu bem sei que a morte é seu disfarce.../ Como também disfarce é a minha vida!”



Evanescência do amor e da vida



Na sextilha transparece a emoção da evanescência do amor e da vida, representada no silêncio e na simbologia da caveira carcomida do parceiro. No dístico final, o Poeta dilui a morte no riso silencioso, na caveira carcomida do amante...interpretando a morte e os símbolos da morte e da vida como mero disfarce: “Mas eu bem sei que a morte é seu disfarce/Como também disfarce é a minha vida!”. Neste dístico, dispende o Poeta uma profunda visão poética da vida e da morte para nos dizer que, no fundo, no fundo, falando da vida e da morte, ninguém morre inteiramente, como também ninguém vive totalmente!!!



A título de parecer conclusivo





Operacionaliando o texto através de uma leitura crítica, parece evidente que o poema não tematiza o fazer literário em si. Diríamos por outras palavras: o poema “os parceiros” tem a matéria poética própria para o leitor perceber com que materiais o poeta trabalhou em sua mensagem poética. Mas não tematiza técnicas nem estruturas de como chegar à criação poética em si. Não se trata, portanto de um poema que tematiza a técnica do fazer literário e, sim, de um poema onde a mensagem, por ser artística, formada de uma palavra essencialmente literária, é carregada de uma dimensão mais estética e psicológica que diz respeito à dinâmica subjetiva do poeta.

Comentarios

eudijanine  - 09/07/2019

perfeito muito bom

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 6760 vezesFale com o autor