Usina de Letras
Usina de Letras
281 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TERMINOLOGIA LITERÁRIA -- 02/11/2001 - 11:35 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


TERMINOLOGIA LITERÁRIA





João Ferreira

02 novembro de 2001





1. A leitura e o manejo do texto, a teorização derivada da pesquisa e também o próprio produto da leitura geram necessariamente uma típica linguagem que chamamos de terminologia literária.

2. Essa terminologia é criada por críticos e teóricos da literatura, por leitores de nível crítico, por escolas, correntes, movimentos, estilos de época, e se situa entre a linguagem clássica, conservadora, barroca, romântica, realista, parnasiana, simbolista e a linguagem das correntes contemporâneas e de vanguarda.

3. É nesse universo que devemos pesquisar e recolher a terminologia da ciência crítica e teórica referente à ciência da literatura.

4. Rigorosamente não há uma terminologia literária e sim uma terminologia teórico-crítica em tornio do texto literário. Isto porque a literatura em si mesma é a arte da palavra e só a desconstrução crítica permite o trânsito conceitual para a avaliação da obra literária.

5. Em termos estáticos, há os registros, as coletâneas, os estudos críticos, lexicográficos e terminológicos e as explanações sobre essa terminologia teórico-crítica. Seus arquivos são preferencialmente os dicionários especializados de termos literários que nos oferecem a terminologia já coletada, conceituada e explicada, que nos habilita a percorrer os corredores e os labirintos da teoria e da crítica que a história vai estabelecendo para que o texto literário se torne mais acessível, mais compreendido e didaticamente mais próximo de quem o quer entender na sua estrutura, na sua fábula, na sua linguagem, na dinâmica e polifonia de seus personagens, na natureza da sua narrativa e nos múltiplos aspectos de suas perspectivas textuais, narratológicas e epistemológicas.

6. Em termos dinâmicos, a terminologia literária circula em revistas críticas e teóricas, em seminários e congressos, em grupos de pesquisa avançada, em salas de aula, prioritariamente universitárias, em cursos de análise e de hermeêutica literária, em cursos de teoria da literatura, em cursos de correntes críticas contemporâneas, em cursos de literatura comparada, de história literária, de sócio-crítica, em cursos de sociologia da linbguagem, de linguística aplicada, em cursos de leitura crítica de textos, etc.

7. Ter um bom dicionário de termos literários na mesa de trabalho, ajuda o novato em leitura literária a obter melhor êxito em suas incursões pela literatura.





João Ferreira

02 de novembro de 2001



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 1547 vezesFale com o autor