Usina de Letras
Usina de Letras
198 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ADRIÃO NETO, MAIS O ADMIRO QUANTO MAIS O CONHEÇO -- 10/08/2006 - 14:25 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ADRIÃO NETO, MAIS O ADMIRO QUANTO MAIS O CONHEÇO



Maria de Carvalho Gonçalves(*)





Realmente, esse primeiro semestre de 2006 foi muito importante para mim. E o seu fechamento se deu com chave de ouro. Ganhei um amigo ilustre: você. Sim, você e sua amizade. Queira Deus que eu saiba lapidar essa amizade de forma tal, que ela se torne cada vez mais verdadeira e duradoura. Nada de melhor do que um amigo. Uma boa amizade é um bem inestimável: quem o tem, não o perca.

Obrigada pelas preciosidades que me ofertou: livros, revistas, folhetos, diploma, etc. Tudo foi recebido por mim com carinho e especial interesse. Se você não fosse um especialista no bom uso da palavra escrita, não teria chegado ao fim do seu livro RAÍZES DO PIAUÍ. Isso porque não sou dada à leitura de romance histórico. Cansam-me as inúmeras datas e personagens que permeiam o enredo. É difícil para mim gravar datas e nomes. Contudo, sem pressa e para conseguir entender e compreender todo o desenvolvimento da história retornei várias e várias vezes a um parágrafo já lido, a um trecho anterior, para fixar em minha memória tudo e não perder nada do que estava sendo narrado no romance. Surpreendi-me com o meu entusiasmo. Também pudera, o escritor se revelou fecundo e singular no expor seu pensamento, no descrever fatos e acontecimentos. Conseguiu mesmo mexer com o meu imaginário e, ah! Fantasiei os conflitos entre os índios e os desbravadores do nosso Sertão, os brancos, ricos e donos das Capitanias, e me vi assistindo a um filme de bang-bang americano dos melhores. Você narra tão bem o fato histórico, tão vivo o sentimento que a fantasia se nos afigura, por vezes, realidade.

Adrião Neto, mais o admiro quanto mais o conheço. Suas inúmeras qualidades de notável escritor, brilhante e experiente pesquisador historiográfico, poeta de primeira linha, dicionarista, romancista, homem de vasta e impressionante cultura, talentoso, como o comprovam RAÍZES DO PIAUÍ e A EPOPÉIA DO JENIPAPO, obras conhecidas e estudadas, se destacaria e também se realizaria, se abraçasse qualquer outra profissão ou fosse possuidor de qualquer outro talento, pois, a sua tenacidade, a sua vontade de dar o melhor de si para o desenvolvimento do seu povo e de sua terra, fariam de você, o Piauiense e Brasileiro notável, importante, admirável que é.

A sua privilegiada inteligência, a sua luminosa capacidade intelectual, a sua grandeza moral fazem de você um dos maiores expoentes literários e da mais intensa irradiação cultural do nosso Estado, do nosso País. Os seus inúmeros trabalhos sobre temas cívicos demonstram seu acendrado amor ao Piauí, à sua gente.

Hoje, você, Adrião, não é apenas o cidadão de Lagoa do Camelo, município de Luís Correia, Piauí. É o excepcional escritor, historiador consciencioso, poeta, dicionarista, pesquisador, romancista, emérito conferencista que, não só o Piauí, mas o Brasil inteiro, considera, respeita, admira e ama.

Por tudo que você é meus aplausos, meus parabéns e os desejos que continue galgando os píncaros da notoriedade e do sucesso.

Fico torcendo por você.

––––––––––––––––

(*) Maria de Carvalho Gonçalves – Musicista, poetisa e compositora de grande talento. Membro da Academia de Letras e Belas Artes de Floriano e Vale do Parnaíba. Autora do Songbook e do CD “Vale a Pena Sonhar”.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui