Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->SOPRO ESPIRITUAL -- 18/01/2014 - 20:01 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia: as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.(Gen.1,1-2). Nossos primeiros pais não tinham conhecimento da Santíssima Trindade, pois o Filho, (Jesus), ainda não tinha encarnado. Eles conheciam o Espírito Santo, não como pessoa, mas como sopro de Deus, a quem chamavam Ruah.

Foi Jesus que ao enviar seus discípulos nos deu  conhecimento das três pessoas da Santíssima Trindade: “ Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” ( Mt 28,19). O mistério da Santíssima Trindade ainda não foi compreendido e talvez não o será, pois foi dito: “ O que está oculto pertence ao Senhor, nosso Deus; o que foi revelado é para nós e para nossos filhos, para sempre.” ( Deuteronômio 29,29).

 O Padre Marcelo Rossi  apresenta uma dinâmica que facilita a compreensão da unidade de três pessoas em um só Deus: Ele toma um palito de fósforo e risca. Em seguida, toma outro, risca  e junta ao primeiro, por fim toma um terceiro palito, risca e junta aos dois. Os três palitos juntos e acesos formam uma só chama, mas continuam sendo três. O catecismo ajuda a compreender um pouco este mistério:

“ Antes da sua Páscoa, Jesus anuncia o envio de um “ outro Paráclito” (Defensor), o Espírito Santo. Em ação desde a criação, depois de  ter outrora “falado pelos profetas”, ele estará  agora junto dos discípulos e neles, a fim de ensiná-los e conduzi-los à verdade inteira.  O Espírito Santo é assim revelado como uma outra pessoa divina em relação a Jesus e ao  Pai” ( CIC § 243).  “A origem eterna do Espírito revela-se na sua missão  temporal. O Espírito Santo é enviado aos apóstolos e à Igreja, tanto pelo Pai, em nome de Jesus, quanto pelo Filho em pessoa, depois que este tiver voltado pra junto do Pai.” ( CIC § 244).

Lemos no evangelho de João: “Eu vou àquele que me enviou, mas vos mandarei o Paráclito, o prometido de meu Pai” ( João 16,5-7). Ainda  no  Antigo Testamento o Espírito Santo era dado apenas aos escolhidos por Deus e ungidos para uma missão específica. Era o caso de reis e profetas.Mas já estava no coração de Deus derramar o Espírito Santo sobre todo ser vivo, pois, revelando-se através do profeta Joel Deus disse: “Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo servo e serva” ( Joel 3,1-2) A promessa se cumpriu no dia de pentecostes e vem se realizando em nosso meio até hoje.   São Pedro confirma: “ Acontecerá, nos últimos dias – é Deus quem fala - derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo: profetizarão os vossos filhos e vossas filhas. Os vossos jovens terão visões, e os vossos anciãos sonharão. Sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito e profetizarão. ( Atos 2,17-18) “ Pois a promessa  é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo  do Senhor, nosso Deus” ( Atos 2,39) .

 O Espírito Santo é derramado. É derramado como copiosa chuva, uma chuva de bênçãos sobre todos aqueles que o invocam. Claro que precisa invocar!  É preciso pedir. Se ensinamos a nossas crianças e pedirem presentes a Papai Noel, por que não ensiná-las também e pedir o Espírito Santo, um bem muito mais precioso...

Certa vez, amigo foi participar de um retiro espiritual porque ficou sabendo que o Espírito Santo estava sendo derramado sobre o povo. Então, depois do encontro, perguntei a ele: “ E aí, o Espírito Santo veio? Ele respondeu: “ Que nada, veio coisa nenhuma!” Eu retruquei : “ Você pediu?”

 “ Pedi não, mas ele sabia que eu estava lá era pra isso!

 “ Ah, meu amigo, você não pediu?É é preciso pedir, invocar, suplicar!” Jesus disse isso e ficou registrado na sagrada escritura:

“Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem.” ( Luc 11-13). Busque-o, já que ele se deixa encontrar; invoque-o, já que está perto. ( Isa 55,6).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui