Usina de Letras
Usina de Letras
238 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->A ESSÊNCIA -- 10/05/2008 - 12:54 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os filósofos clássicos distinguiam no ser a essência e a existência. Cada ser tem algo de próprio que é sua essência e algo de espacial e temporal que o existencializa na circunstância em que vive. Para esses filósofos, a essência é a parte íntrinseca, significativa, estrutural e íntima do ser. É a parte substancial, o que permanece e não se esvai com o tempo. Na vida, o ser humano persegue também algo de essencial. Algo que o represente. Algo em que se veja, reveja e se sinta ele mesmo. A personalidade consciente e livre, seu perfil formado por uma filosofia de valores morais dão ao homem uma capacidade especial que o tornam gente grande e digna, forte, resistente e nobre que o tornam capaz de enfrentar as ásperas lutas da vida. Há pessoas com esta capacidade. Eu as admiro e as bendigo. Eu as homenageio como exemplo de vida. Eu amo sua grandeza e sua capacidade de resistência assim como a sublime força com que conseguem deixar a descoberto a vilania moral dos déspotas que as dominam ou torturam.Elas mostram pela alma que as move uma força heróica muito profunda. Para além dos detalhes banais do quotidiano, elas conseguem sobrepor em seu espírito uma visão maior que tem como fundamento a coragem. Uma coragem que vão buscar lá no fundo de sua alma corajosa e amorosa. Alma cheia de amor que se torna a essência profunda e existencial da sua própria vida e a razão de sua heróica resistência física, psíquica e moral.
10 de maio de 2008
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 786 vezesFale com o autor