Usina de Letras
Usina de Letras
285 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Comentário Sobre a Peça Retratos e Canções -- 15/11/2006 - 12:17 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Comentário Sobre a Peça Retratos e Canções



Sexta – feira passada , depois da aula , eu estava muito triste e entrei dentro do meu ônibus , que se encontrava parado na Praça Rui Barbosa . Então após me sentar um rapaz diferente se aproximou do coletivo : ele tinha aura muito bonita e uma luz em volta dos seus ombros que pareciam formar as asas de um anjo .

Deste jeito o moço pergunto ao motorista :

- Onde fica o ônibus Santa Isabel ?

Naquele instante deu branco na mente do motorista .

Assim eu me aproximei e disse :

- Este coletivo , fica ali , do outro lado da rua .

- Você tem a aura muito bonita e parece ser muito sensível .

- Você é algum tipo de artista ?

Desta maneira ele respondeu :

- Sim , sou ator !

- Inclusive estou como uma peça ...

Após falar isto , este rapaz me deu um cartão com a propaganda de uma peça de teatro que se chamava : Retratos e Canções e depois desapareceu pela Praça Rui Barbosa .

Do outro lado do cartão notei que havia a imagem de Santo Expedito atrás e uma mensagem : Ajude a Divulgar !

Deste jeito pensei :

- Uma foto de Santo Expedito !

- Só pode ser um sinal !

- Talvez nesta peça haja uma mensagem para mim nesta peça de teatro .

Então comprei o ingresso e assisti a peça .

A história já começou enquanto o público entrava na platéia . No palco já se encontravam dois personagens : o homem melancólico que vê fotos antigas e a cabeleireira loira . O interessante é que no salão da cabeleireira existiam discos que foram sucesso nos anos 80 : Rosana , Gugu e Roque Santeiro .

Quando os espectadores já estavam todos na platéia , no palco , apareceu um ator que era uma mistura de todos os apresentadores da década de 80 : Chacrinha , Ronnie Von , Flávio Cavalcanti , Wagner Montes e Gugu .

Depois a história foi fluindo contando a história de amor entre Tadeu e Carol . No meio da trama , o rapaz acabou traindo a amada com sua cabeleireira . Carol descobriu e , por vingança , aceitou o pedido de casamento do seu amigo depressivo . Porém na metade deste casamento Tadeu entrou , declarou o seu amor e acabou ficando com a sua amada .

O mais curioso da peça foi que todos os diálogos foram extraídos de músicas dos anos : 60 , 70 , 80 e 90 . Neste excelente trabalho de intertextualidade os textos dialogaram entre si e ganharam uma visão poética de vários sentidos .

Depois de assistir a peça peguei novamente aquele cartão com a propaganda , olhei bem para o retrato de São Expedito e depois pensei :

- Este retrato é uma mensagem religiosa ou uma brincadeira lírica e irônica sobre os cartões de santinhos que são distribuídos por aí ?

Após isto , pensei :

- Uma mensagem dupla é sempre interessante .

No final deste comentário deixo aqui a minha sugestão : a peça Retratos e Canções poderá se tornar mundialmente conhecida se for passada para a Língua Inglesa com diálogos das músicas em Inglês que fizeram sucesso nas décadas de : 60 , 70 , 80 e 90 , assim como fizeram com as falas das músicas em Língua Portuguesa .

Luciana do Rocio Mallon









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui