Usina de Letras
Usina de Letras
306 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lendas e Mitos do Chocolate -- 24/03/2007 - 18:55 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas e Mitos do Chocolante



1. Lendas



1.2 Definição de Lenda



Segundo o Dicionário Escolar Silveira Bueno lenda é uma história fantástica e um conto imaginativo

Conforme a psicóloga Simone da Silva lenda é uma história criativa e tradicional de um povo onde ele traduz toda a força do seu imaginário coletivo que existe em sua memória genética . Através das lendas podemos analisar o comportamento e as tradições de um povo .



1. Lendas do Chocolate



Aqui será analisado as lendas do chocolate , que tradicionalmente vêm dos povos maias e astecas .



2. Lendas Astecas



2.1. Lenda do Deus QUETZCOALT – Primeira Versão

QUETZCOALT era o deus da Lua , das estrelas , da noite e da prata .

Segundo a lenda , ele foi até a um paraíso chamado Reino dos Filhos do Sol .

Lá ele roubou sementes de uma árvore sagrada , que tinha o poder da magia .

Então QUETZCOALT voltou para a Terra e espalhou estas sementes , que eram de cacau, pela região dos astecas dando origem à árvore .

Vários anos se passaram e o imperador MONTEZUMA ofereceu cacau e chocolate ao explorador espanhol Fernando Cortez , que foi confundido com um deus pelas suas vestes, por ter chegado através do mar pelo lado de onde nasce o Sol e por vir montado num cavalo .

Numa carta ao rei espanhol , este explorador comentou que , conforme as propriedades de um líquido amargo , os soldados andavam durante um dia inteiro sem precisar comer outros alimentos .

Desta forma , Cortez decidiu difundir o chocolate na Espanha . ( JUNIOR , Te , 2006 )



3.2 Lenda do Deus QUETZCOALT – Segunda Versão

Conta esta outra lenda que , no México , o deus QUETZCOALT perdeu seu reino e fugiu para Yucatan em uma jangada feito de cobras , porém jurou voltar e recuperar o seu trono. Esta história sempre acompanhou os astecas e , por coincidência , existia uma profecia feita pelos astrólogos que falava da vinda de um rei de pele branca em 1519 , que iria libertar o seu povo .

Por incrível que pareça , naquele mesmo ano , desembarcou em território mexicano o espanhol Hérnan Cortez , iniciando uma verdadeira revolução . O imperador Montezuma II pensou que Cortez era a reencarnação de QUETZACOALT e por isto este explorador foi recebido com festas regadas com muito chocolate servido em taças de ouro .

Na realidade , Cortez não gostou da bebida mas ficou interessado no grande valor de chocolate para os astecas . Quando voltou a Espanha , ele convenceu o rei Carlos V a executar uma plantação de cacaueiro para trocar as suas sementes por ouro . Esta idéia foi bem sucedida , porém não satisfez a ganância de Cortez .Algum tempo depois , o explorador invadiu o México , matou o imperador Montezuma e transformou o lugar em uma colônia espanhola .



3.3 Lenda do Imperador do Chocolate

Esta lenda diz que foi em Montezuma , no México , que a bebida do cacau teve o seu maior fã . O mito fala que ele possuía , diariamente , à mesa : 50 vasilhas de ouro para chocolate e ordenava colocar a disposição de seus funcionários mais de 3000 barris de cacau preparado . Este imperador , último dos astecas , quando esteve no poder , de 1502 à 1520 tornou oficial o uso do chocolate nas refeições dos nobres .Este imperador ficou conhecido pelas escrituras como o : Imperador do Chocolate .



3.4 Lenda das Vítimas de Sacrifícios Que Bebiam Chocolate

Diz a lenda que os astecas , nas festividades das colheitas , davam às vítimas de sacrifícios taças de chocolate .

Segunda a historiadora Patrícia Oliveira , os astecas faziam isto para que as almas das vítimas chegassem mais rápido ao céu de uma forma que agradasse as divindades , pois o chocolate era visto como o alimento dos deuses .



3.5 Lenda das Moedas de Chocolate

Os astecas faziam suas moedas de xocolatl , ou seja , chocolate . Para a psicóloga Simone Silva isto demonstra a importância que o cacau tinha para eles , pois o seus maiores tesouros eram feitos de chocolates .



3 .6 Lenda do Harém de Montezuma e o Chocolate Afrodisíaco



Há uma lenda que diz que o imperador Montezuma tinha mais de mil mulheres e sempre ingeria chocolate antes de ir para o harém .



4 .Lendas Maias



4.1. Lenda da Deusa Maia



Segundo a professora Helena Godoí , de Língua Espanhola e Cultura Hispanoamericana , a lenda mais famosa do cacau é esta :

Há mais de mil anos atrás , existia uma deusa maia , que tinha os frutos do cacaueiro em seus cabelos .Então , veio o deus do vento e com um furacão espalhou estes frutos . Assim surgiu a árvore do cacau .



4.2 Lenda do Deus Ek Chuach



Conforme esta lenda o deus Ek Chuach precisava se alimentar de chocolate para garantir uma boa colheita ao povo maia .

Existem registros que , por volta de 600 A.C. , os maias ofereciam aos deus Ek Chuach uma bebida escura e amarga chamada chocolate .

Nesta mesma época , 600 A.C. os maias estabeleceram as primeiras plantações de cacau em Yucatan e na Guatemala .



5.Lendas Contemporâneas



5.1 Lenda do Brigadeiro

Nos anos quarenta havia uma cozinheira apaixonada por um brigadeiro do exército .

Um certo dia ela estava fazendo um doce de chocolate . Mas , se distraiu olhando para a foto do seu amado e por isto a moça errou a receita .

Deste erro nasceu o famoso brigadeiro , que se chamou assim por causa da profissão do amado desta cozinheira .



6.Mitos do Chocolate



6.1. Definição de Mito :



Segundo o Dicionário Escolar Silveira Bueno mito é uma tradição que , sob forma de alegoria , deixa entrever um fato natural histórico ou filosófico .

Para a psicóloga Simone Silva mito é muito mais do que uma simples lenda . Pois , muitas vezes , as lendas são vistos com pouco caso pela comunidade científica e os mitos são passíveis de serem estudados por várias ciências . Segundo esta doutora , os mitos do chocolate são : pensar que chocolate tem alguma relação com o romantismo , achar que chocolate causa acne e a famosa relação entre chocolate e ovo da Páscoa .

Alguns destes mitos serão estudados abaixo :



7. Visão Romântica do Chocolate :



Em várias datas comemorativas é normal as pessoas se presentearem com chocolate . Por exemplos : dias mães , Páscoa e principalmente , dia dos namorados .

A tradição de presentear namorados com chocolate surgiu com a princesa Maria Teresa da Espanha . Diz q lenda que quando ela ficou nova do rei Luís XVI, da França , esta moça enviou – lhe chocolate de presente em uma cesta em forma de coração . Assim surgiu o costume dos namorados se presentearem com chocolate .

O que chama mais atenção aqui é a relação entre chocolate e romantismo .

Os cientistas verificaram que o chocolate estimula a fabricação de um produto químico chamado feniletilamina . Este elemento é associado à paixão . As experiências iniciais sobre este assunto foram executadas pelos médicos Donald F.Klein e Michael R. Liebotwitz , do Instituto Psiquiátrico Estadual e Nova Iorque .



8. Mito de Que Chocolate Causa Acne :



Uma pesquisa feita no Departamento de Dermatologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia , provou que o consumo de chocolate não tinha relação com o aparecimento da acne .



9. A Relação Entre Chocolate e Ovo de Páscoa :



O ovo simbologia a vida . A tradição de dar para as pessoas ovos na Páscoa iniciou – se na Antigüidade . No oriente , ovos enfeitados eram dados de presente na festa da Primavera .

O costume chegou ao Egito e eles davam ovos coloridos no começo de cada nova estação. Após o falecimento de Jesus Cristo , os cristão simbolizaram este ato como lembrança da ressurreição e no século XVIII a Igreja adotou – o , oficialmente , como símbolo da Páscoa . Deste esta época , ovos são dados de presente no Domingo de Páscoa .

O surgimento do ovo de chocolate na Páscoa , surgiu a partir do século XVIII , na troca dos ovos duros e pintados que ofertados na época . Foi uma idéia maravilhosa dos confeiteiros franceses que criaram esta maneira sedutora de apresentar o chocolate .



10 – Cuidado : Nunca Coma Chocolate Vindo das Mãos de uma Mulher



A vidente Márcia Fernandes alerta aos homens : nunca comam chocolate vindo das mãos de uma mulher . Segundo a paranormal , as mulheres fazem a seguinte simpatia para casarem : colocam raspas de cobra e de rato no chocolate que preparam para amarrar seus pretendentes .



11 – Lendas e Mitos do Chocolate Que Foram Levados Ao Cinema



Várias obras literárias , filmes e novelas foram inspirados nos mitos do chocolate . Por isto , convém sugerir que no Festival do Chocolate , exista um telão ou televisão aplicados a um aparelho de vídeo cassete para que mostrem estes filmes ao público . Os filmes sugeridos são estes :



- A Maravilhosa Fábrica de Chocolate

Neste filme , um menino pobre ganha uma promoção cujo prêmio é conhecer uma fábrica de chocolate por dentro .

Lá , ele conhece os outros sorteados , que são pessoas de diversas classes sociais . Mas , só quem se comportar poderá completar o passeio .

Nesta visita , ele fica sabendo como o chocolate é feito .

Segundo a psicóloga Simone Silva , este filme fala como seria o paraíso segundo as visões dos maias e dos astecas .

Ela diz que os maias acreditavam que no paraíso existiam rios e cachoeiras de chocolate e neste filme existe rios e cachoeiras disto .



- Chocolate

Neste filme mãe solteira e sua filha abrem uma loja de chocolate no interior da França em uma época em que a hipocrisia reina . Juntas , elas vencem o preconceito .

Aqui , é trabalho o mito romântico do chocolate .



- Como Água Para Chocolate

A cada cena deste romance aparece uma receita sobre chocolate .



- Novela Chocolate Com Pimenta



Ana Francisca , uma jovem viúva volta à cidade onde foi humilhada na época da adolescência , para cuidar da fábrica de chocolate do antigo marido .

No meio da crise ela reza para o espírito do falecido . Em sonho , ele mostra para Ana Francisca a caixa onde está uma receita infalível de chocolate com pimenta . Assim , a receita vira um sucesso .

A novela trabalha com o mito romântico do chocolate e com a lenda de que os astecas misturavam pimenta com o chocolate .

Luciana do Rocio Mallon





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui