Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->AS AVENTURAS DO TRENZIM DE FERRO -- 12/04/2009 - 10:19 (MARIA HILDA DE J. ALÃO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
 



AS AVENTURAS DO TRENZIM DE FERRO

Maria Hilda de J. Alão
 

O trenzim de ferro corria velozmente pelas estradas de ferro de Minas Gerais. Ele passava por cidades, vilas e vilarejos carregadinho de gente e de bichos sempre sorrindo e saudando as pessoas pelo caminho, especialmente as crianças, com o seu piui. Depois entrava na mata, rodando no trilho, para cumprimentar os animais. Aí ele diminuía a velocidade e gritava: “piui, piui, piui...” Desde pássaros até jacarés, todos corriam para ver o trenzim de ferro passar. Era uma amizade que já durava muitos e muitos anos.
Um dia, voltando de uma dessas viagens ao fundo da mata, o trenzim de ferro viu, ao longe, um homem. Ele foi se aproximando e, quando estava quase perto da criatura, ela ergueu o braço fazendo o trenzim parar instantaneamente.

- Uai, sor! Cuma é qui ocê feiz isso, sor? – perguntou o trenzim assustado.
- Magia, meu caro amigo, pura magia. – respondeu o homem com largo sorriso.
- Intonces ocê é mágico? Podi mi insiná essa tar de magia? – perguntou o trezim no seu linguajar mineiro.
- Poder eu posso, mas vou fazer melhor: como hoje é um dia especial, eu vou lhe mostrar a força da magia.
Dizendo isso, o mágico subiu no trenzim de ferro que partiu rapidamente. Depois de alguns quilômetros, o trenzim sentiu como se estivesse flutuando no espaço entre nuvens que pareciam fumaça. Ficou meio tonto, mas não disse nada. De repente ele se viu num lugar estranho.

- Qui lugá é essi, sor? – perguntou nervoso. O mágico, respondeu calmamente.
- Logo você irá saber.
- I donde istá o trio di ferru, sor?
- Aqui não é preciso...
- Cuma qui não, sor...!
- Pode ir que eu garanto... – respondeu o mágico.
O trenzim achou engraçado porque ele corria como se, realmente, estivesse num trilho de ferro e, alegre como ele era, começou a apitar: piui, piui, piui... Parou a pedido do mágico.
- Uai, aqui num é Minas Gerais...! – exclamou o trenzinho.
- Não é não. Aqui é Jerusalém e você irá conhecer um personagem muito importante.
- I quem é ele? Quis saber o trenzim de ferro.
- Um homem sem preconceito. Um sábio. Até hoje não nasceu outro igual. - respondeu o mágico.

O trenzim, levando a bordo o mágico, rodou por Jerusalém indo parar numa montanha, onde um homem alto falava para uma multidão. Todos ouviam em silêncio. Depois ele viu o mesmo homem ser preso por uns soldados que vestiam uma espécie de saia e judiavam muito do homem. Viu o homem ser pregado numa cruz e uma mulher que chorava muito. O trenzim pensou tristemente: - essa muié só podi sê a mãi deli.

Outra vez a mágica, e eles foram parar diante de uma gruta fechada com uma enorme pedra. O mágico disse ao trenzim.
- Hoje é o terceiro dia...
De repente uma luz radiosa iluminou a gruta e a pedra, que fechava a entrada, afastou-se para o lado, surgindo majestoso, o homem que o trenzim havia visto crucificado. Espargindo luz e pairando no ar, Ele murmurava preces e abençoava àqueles que tiveram a felicidade de presenciar o grande milagre. O mágico emocionado e respeitoso, disse:
- Trenzim, este é Jesus Cristo, o filho de Deus, ressuscitado!
O trenzim, emocionado foi se aproximando de Jesus, e Ele, com toda bondade, disse:
- «Vinde a Mim, todos que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei. Até você, trenzim, que serve a homens e bichos, transportando-os para todos os lugares sem reclamar, sempre alegre e feliz.” E, erguendo a mão, Jesus abençoou o trenzim de ferro que fez um piuiiii de agradecimento e de júbilo. E como é domingo de Páscoa vamos embarcar no trenzim de ferro e voltar para a realidade.

12/04/09
(histórias que contava para o meu neto)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 24Exibido 930 vezesFale com o autor