Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Exu, o guia (o Grande guardião da Umbanda). -- 14/11/2001 - 13:05 (Etiene Sales de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Exu é um dos grandes pontos de conflito na UMBANDA com relação a outras religiões por falta de entendimento. Até dentro de algumas formas doutrinárias de Umbanda [ Ramificações ], Exu, O Orixá e O Guia, são vistos erroneamente e de maneira ignorante, como Diabos.



Mas serão os Exus ... Anjos (O bem) ou Demônios (O Mal) ?



Muitos acreditam que nossos amigos Exus são Demônios, maus, ruins, perversos, que bebem sangue e se regosijam com as desgraças que podem provocar (Stephen King perto deles é "pintinho de feira", "café com leite").



Com o sincretismo Afro-cristão, os Orixás foram associados aos Santos Católicos, incluindo Exu que é representado por Santo Antônio (Santo Antônio de Pemba, Santo Antônio de Ouro Fino, etc.), e não, como se concebe, inclusive através de escritores ate famosos, como diabos e ao próprio Satanás.



Mas porque este Orixá (e seus guias representantes, Os Exus e Pomba-giras), irmão de Ogum; animado, gozador, alegre, extrovertido, sincero e sobretudo amigo é comparado com Demônios das profundezas macabras dos INFERNOS?



Bem, para conhecer está história vamos viajar para 6.000 anos atrás, local, Mesopotâmia.



A Demonologia Mesopotâmica influenciou diversos povos: Hebreus, Gregos, Romanos, Cristãos e outros. Sobrevive até hoje nos rituais Satânicos que muitos já devem ter escutado e visto notícias na televisão e lido nos jornais nacionais e internacionais, principalmente na Europa e EUA.



Na Mesopotâmia os males da vida que não constituíssem catástrofes naturais eram atribuídas aos Demônios Maus (no mundo atual as pessoas continuam a fazer isso). Os Sacerdotes, para combater as forças do mal tinham que conhecer o nome dos Demônios e perfaziam enormes listas, quase intermináveis. O Demônio mau era conhecido genericamente como UTUKKU. O grupo de 7 (sete) Demônios maus é com freqüência encontrado em encantamentos antigos. Se dividiam em Machos e Fêmeas. Tinham a forma de meio Humano e meio Animal: Cabeça e tronco de Homem ou Mulher, cintura e pernas de cabra e garras nas mãos. Com sede de sangue, de preferência Humano, mas aceitavam de outros animais, principalmente o bode. Os Demônios freqüentavam os túmulos, caminhos (encruzas), lugares ermos, desertos, especialmente a noite.



Nem todos os demônios eram maus, haviam os Demônios Bons que eram invocados para combater os Maus (Bem X Mal).



Os Demônios benignos eram representados como gênios guardiões, em número de 7 (sete), que guardam as porteiras, portas dos templos, cemitérios (entender onde eram enterrados os mortos, muito diferente de hoje, pois não existia a identificação dos túmulos ou do morto ali enterrado, e, em sua maioria eram covas coletivas), encruzas, casas e palácios.



Bom, os negros africanos em suas danças nas senzalas, nas quais os brancos achavam que eram a forma deles saudarem os Santos, incorporavam alguns Exus, com seu brado e jeito maroto e extrovertido, assustavam os brancos que se afastavam ou agrediam os médiuns dizendo que eles estavam possuídos por Demônios.



Com o passar do tempo, os brancos tomaram conhecimento dos sacrifícios que os negros ofereciam a Exu (assim como a outros Orixás), o que reafirmou sua hipótese de que essa forma de incorporação era devido a Demônios.



Assim, como Exu não é bobo, assumiu, sem dizer que sim ou que não, esse estereótipo colocado pelo branco.



As cores de Exu, também reafirmaram os medos e fascinação que rondavam as pessoas mais sensíveis, como sua energia sexual atraíam as Sinhas e os Senhores, nas cópulas noturna dos prazeres proibídos, mas ardentes.



Mas então quem é EXU?



Ele é o guardião dos caminhos, soldado dos Pretos-velhos e Caboclos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.



Exu não faz o mal a ninguém, mas joga para cima de quem merece, quem realmente é mau o mau que essa pessoa fez a outra. Ele devolve, as vezes com até mais força, os trabalhos que alguns fizeram contra outros. Por isso, algumas pessoas consideram esse Orixá malvado.



Existem entidades que se dizem Exu e que fazem somente o mau em troca de presentes aos seus médiuns ou por grandes e custosas obrigações, serviços. Não se engane, Exu que é Exu, não faz mau, a não ser com quem merece e além disso, quando ajuda a uma pessoa não pede nada em troca, a não ser que a pessoa tome juízo, se comporte bem na vida, acredite em Deus e tenha fé.



Existem 7 (sete) Exus considerados como os 7 (sete) chefes de legião, ou falange, que comandam e coordenam outros Exus, sendo que cada um de seus comandados também comandam mais 7 (sete), seguindo um ordem hierárquica.



São eles os 7 (sete) Exus guardiões:



Sr. Sete Encruzilhadas;

Sr. Marabô;

Sr. Tranca Ruas;

Sr. Tiriri;

Sr. Gira Mundo;

Sr. Veludo;

Sra. Pomba Gira ou Bombo Gira.

Cada um desses amigos trabalha dentro das 7 (sete) linhas da UMBANDA, lutando contra o mal e ajudando as pessoas.



Daí, alguns autores de Umbanda terem associado Exu a demônios, inclusive utilizando a nomenclatura demonîaca, os nomes, dos demônios.



Isso foi feito de maneira errônea e sem sentido, pois, em muito, Exu (O Orixá e os Guias) poderia ser visualmente associado as demônios bons, mas isso por analogia, e não como se assim o fossem.



Exu gosta de rir, brincar com as pessoas, dizer alguns palavrões, nem todos fazem isso, ser franco e direto, não faz rodeios nem mente. Gosta de beber e fumar, ao contrário do que muitos pensam a bebida e o fumo são peças de aproximação, fazendo com que as pessoas se identifiquem, fiquem mais descontraídas como se estivessem em uma festa. Caso não tenha bebida, ou fuma, ele trabalha do mesmo jeito, porque sua finalidade e ajudar àqueles que precisam.



Alguns Exus foram pessoas como: Políticos, Médicos, Advogados, Trabalhadores, Vadios, Prostitutas, Atores, Atrizes, Rainhas, Concubinas, Pessoas comuns, Padres, etc. Que cometeram alguma falha e escolheram, ou foram escolhidos, a vir nessa forma para redimir seus erros passados, outros, são espíritos evoluídos que escolheram ajudar e continuar sua evolução atendendo e orientando as pessoas e combatendo o mal. Assim, quem diz que os Exus são Demônios, na concepção de que são ruins, ou espíritos sem luz, baixos, não sabe o que está dizendo, ou não conhecem a história de cada Exu, os porquês de sua ritualística, seu modo de trabalho ou sua missão. Não se julga um livro por sua capa ou a pessoa pela sua aparência!



Em seus trabalhos Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos por espíritos malignos. Ajudam nos descarregos retirando os encostos e espíritos obsessores e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.



Seu dia é a Segunda-feira, sua bebida e o aguardente, mas cada um tem a sua bebida preferia e isso varia de Exu para Exu; sua roupa, quando lhe é permitido tem cores preta e vermelha, ou variando mais para uma cor ou para a outra. Não aceita sacrifícios de animais, mas se a pessoa quiser acender uma vela (preta e vermelha) na encruza, colocar charutos ou cigarros, cachaça ou outra bebida de agrado, e flores é sempre bem vindo. Pode-se colocar também rosas para as pomba-giras com champanhe, pois elas gostam.



Assim é Exu.



As Vezes temido, as vezes amado, mas sempre alegre, honesto e combatente da maldade no mundo.



Sua saudação e a mesma do Orixá Exu:



- Laroyê, Exu! ( “Salve, Exu! “).



Salve meus amigos!



Etiene Sales - Cel. 0xx21-96881780

Última atualização: 01/04/2002.

(Reprodução proibida sem a autorização do autor).
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui