Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
133 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 56604 )
Cartas ( 21127)
Contos (12502)
Cordel (9854)
Crônicas (21849)
Discursos (3121)
Ensaios - (9995)
Erótico (13199)
Frases (41604)
Humor (17730)
Infantil (3604)
Infanto Juvenil (2328)
Letras de Música (5448)
Peça de Teatro (1312)
Poesias (137016)
Redação (2886)
Roteiro de Filme ou Novela (1049)
Teses / Monologos (2381)
Textos Jurídicos (1917)
Textos Religiosos/Sermões (4496)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Redação-->Como Enfrentar a Imprensa -- 28/05/2008 - 19:48 (TARCISO COELHO) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
Quando assistimos empresários sendo entrevistadas na mídia quase sempre constatamos que os mais proficientes em suas respostas ou na abordagem dos diversos assuntos são pessoas bem sucedidas em seus empreendimentos. Isso se dá em razão de atitude firme, porém isenta de arrogância ou falsa humildade, e de profundo conhecimento de sua área de atuação, mercê de preparação prévia e cuidadosa, para que não venha ser apanhado de surpresa ao ter que responder perguntas capciosas de profissionais de conduta duvidosa ou ávidos na busca de notícias sensacionalistas.

É importante seguir técnicas ao ser entrevistado, bem como observar algumas regras específicas para uma comunicação eficaz. Considerando o tempo e o espaço na mídia, sempre mais escassos, é de vital importância para o entrevistado dizer sempre no início o que é mais importante, visando assim que o assunto não deixe de ser publicado em razão de edições para ajustes finais. A verdade doa a quem doer será sempre melhor que a fuga ou à camuflagem de determinado assunto, pois o repórter, bem como telespectadores, ouvintes e leitores passarão a questionar todo o conteúdo ao se depararem com respostas reticentes ou dúbias.

Sem esquecer o legítimo interesse em defender e promover sua empresa, o empresário deverá ter presente a necessidade de falar do ponto de vista do interesse do público, não da empresa, pois no contexto será minoria e os demais estarão preocupados com seus próprios e reais interesses. Advir dividendos para empresa deverá ser por conseqüência e não por fim. Nunca deverá engolir iscas, pois se uma pergunta for formulada em linguagem ofensiva é correto continuar sendo você mesmo e respondendo ao seu modo, nunca repetindo tal estilo nem que seja para negar o perguntado.

Prender-se ao fato, sem exageros, é importante para imprimir maior credibilidade, pois cada pessoa tem sua gradação sobre gravidade ou importância de determinado assunto e ao pressentir exagero na forma do relato poderá questionar se existem interesses obscuros no assunto tratado.

Não é, porém, privilégio só de alguns comunicar-se verbalmente de modo elegante e eficiente. A leitura de bons livros, a assistência de palestras e a participação em cursos de oratória serão de grande valia para todos aqueles que desejem informar, divertir, motivar, persuadir, inspirar e conseqüentemente brilhar em qualquer ramo de atividade que exerça, devendo estar sempre preparado para uma entrevista, acompanhando os acontecimentos, deles fazendo parte e sempre buscando um bom domínio daquele instrumento que mais proporciona poder: a palavra.

Tarciso Coelho,
Soure (PA), 28.05.2008
Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Seguidores: 2Exibido 552 vezesFale com o autor