Usina de Letras
Usina de Letras
119 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RESUMO -- 27/10/2007 - 13:49 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Adalberto Antônio de Lima.Resumo."Revisitando o conceito de resumos". DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora.

In: Gêneros textuais & Ensino. Rio de Janeiro. Lucena, 2005. Disponível em: http://wwww2.unopar. br/bibdigi/bibliotecadigital.html.Acesso em: 18 ago.2007.





RESUMO



Retomando algumas das posições da Lingüística Textual, Anna Rachel revisita o conceito de resumos imbricado no processo de sumarização. Segundo ela, foram diversos os estudos com o intuito de construir teorias acerca da sumarização, essencialmente, objetivando sistematizar o processo de elaboração de resumos. Em “Revisitando o conceito de resumos”, a autora declara que nos meados dos anos 70 e no decorrer da década seguinte, pesquisadores brasileiros e estrangeiros apresentaram trabalhos fundamentados em teorias que afirmavam, ser a sumarização e o ensino da produção de resumos um suporte de grande valia para desenvolver a compreensão da leitura. Além disso, estudos desenvolvidos pela equipe do Serviço de Didática de Línguas da Universidade de Genebra, também apontavam para os gêneros, como a principal ferramenta nas atividades de linguagem. Assim, pesquisas enfocando tipologia e gêneros textuais repercutiram no meio didático, cujas estratégias, provavelmente, por intuição, utilizam até hoje a prática da estrutura de resumos como forma de produzir e compreender textos. Mas, nos últimos tempos, afirma Rachel, pouco se tem dedicado ao estudo sistêmico da produção de resumos. Para ela, é importante definir com clareza o que significa sumarização durante a leitura e sumarização no processo de reduzir informações secundárias ou desnecessárias, aproveitando apenas aquelas de significação básica para compreensão do texto. Apropriando-se de afirmativa bakhtiniana, ressalta que, a humanidade sempre utilizou um gênero como forma de interargir no meio histórico-social em que vive, sem os quais a comunicação seria quase impraticável. Apoiada, ainda, em outros pensadores, ratifica a tese que, na oficina da linguagem, os gêneros têm a função de verdadeiros intstrumentos. Entretanto, embora tenham estilo próprio, os gêneros de discurso nem sempre apresentam a rigidez de um trilho, uma vez que, tendo uma definição de enunciados relativamente estáveis, os resumos podem apresentar formas heíterogêneas, principalmente, se pertencerem a gêneros literários que gozam liberdade de produção. Por último, entende que para maior eficácia do trabalho didático, deve-se aplicar o processo de sumarização e produção de resumos, como mecanismo eficaz no processo de produção e compreensão de textos.

Palavras-chafe: didática, gênero, sumarização, resumo.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui