Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
54 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 56828 )
Cartas ( 21161)
Contos (12584)
Cordel (10012)
Crônicas (22151)
Discursos (3132)
Ensaios - (8955)
Erótico (13388)
Frases (43349)
Humor (18383)
Infantil (3751)
Infanto Juvenil (2630)
Letras de Música (5464)
Peça de Teatro (1315)
Poesias (138025)
Redação (2918)
Roteiro de Filme ou Novela (1053)
Teses / Monologos (2394)
Textos Jurídicos (1923)
Textos Religiosos/Sermões (4767)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Redação-->PORQUE EU USO O NAVEGADOR “OPERA” -- 18/11/2008 - 13:43 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
PORQUE EU USO O NAVEGADOR DE INTERNET “OPERA”

Como professor de informática e usuário de computadores há mais de vinte anos, eu já experimentei de tudo em se tratando de Sistema Operacional, Editores de Textos, Planilhas Eletrônicas, Navegadores de Internet e etc. Por isso há pelo menos três anos eu praticamente só uso o sistema operacional Linux. Não suporto a lentidão do Windows, do Antivírus tendo de checar antes tudo que vou abrir. Não, no Linux não tem dessas coisas.
Infelizmente poucos ainda usam Linux – embora o uso desse Sistema Operacional venha crescendo rapidamente nos últimos anos – e muitas vezes é preciso usar uma máquina onde só há o Windows instalado. Agora se é ruim usar o Windows devido a lentidão, mesmo em máquinas rápidas, pior é ter de usar o Internet Explorer. Dos principais navegadores de internet, o IE é de longe o pior de todos. A Microsoft até tentou copiar uma coisinha aqui outra ali do Mozilla Firefox, do Opera e do Safari mas mesmo assim o resultado ainda está aquém dos concorrentes.
Como diversas avaliaćões já apontaram – a última foi publicado no último dia 17/11 no site do UOL Clique aqui para Lê-la – o navegador desenvolvido na Noruega “Opera” é o melhor em termos de recursos e velocidade. Para um usuário do Opera como eu essa notícia não surpreende. Desde 2005 o Opera é incontestavelmente o meu navegador de internet. Na empresa onde trabalho os colegas também preferem o Opera aos outros navegadores, embora o IE e o FireFox estejam instalados em todas as máquinas, na minha casa nem minhas filhas e minha esposa querem saber de outro navegar que não seja o opera. Quando eu o recomendo à amigos, só os vejo elogiar o navegador norueguês.
Mas o que o navegador tem de interessante?
Para início de conversa, a navegação por abas, que se encontra em todos os navegadores hoje em dia, veio do Opera; Gerenciador de Downloads, também presente na maioria dos navegadores, surgiu primeiro no Opera; suporte para baixar arquivos torrent (filmes, programas de computadores, imagens de CD, DVD e arquivos grandes da internet), coisa que os concorrentes não têm; trava para as abas, personalização do navegador – aliás, o Opera ainda é o único navegador de internet que permite todo o tipo de personalização --. Além disso, o Opera, assim como os demais, possui gerenciador de e-mails, etc. Outro ponto a favor do Opera é o consumo de memória. Tanto o IE quanto o Firefox são grandes consumidores de memória, o que pode fazer muita diferença quando se abre vários programas ao mesmo tempo ou quando o computador não dispõe de memória sufuciente. Nesses casos não só o navegador ficar mais rápido como também os demais aplicativos. E para aqueles que costumam abrir muitas páginas ao mesmo tempo – como é o meu caso – não há nada comparável ao Opera. Ficam todas ali e quando abro o Opera no outro dia, abrem todas automaticamente, sem que eu precise perder tempo indo à barra de endereços e redigitá-los.
E por que o Opera não é tão usado?
Pelo simples fato de que ele não era gratuito até 3 anos atrás. De todos os navegadores para internet, ele era o único em que para ser usado precisava que o usuário comprasse a lincença, como é o caso do Windows, do pacote Office, etc. Contudo, ninguém quer pagar por um navegador de internet quando se pode tê-lo de graça, não é verdade? Pois esse é o principal motivo pelo qual o Opera não deslanchou, embora hoje seja um navegador FreeWare, que pode ser baixado gratuitamente da internet. Outro motivo pelo qual é tão pouco usado é o fato de nunca vir instalado por padrão numa máquina nova. Quando não é o IE – a maior dos casos – é o FireFox quem está presente.

Se você ainda não o experimentou, baixe-o e tire as suas próprias conclusões. Talvez você seja um daqueles como eu que preza a velocidade e a praticidade na hora de navegar na Internet.


SE VOCÊ GOSTOU DESTE TEXTO, LEIA TAMBÉM:
SONHOS E ESPERANÇA
EU VEJO A VIDA ASSIM...
ACASOS
BRINCANDO COM AS PALAVRAS
PARA LER NIETZSCHE (2)
DO QUE O BRASILEIRO PRECISA
PARA LER NIETZSCHE (1)
EM BUSCA DA FELICIDADE
SOU ASSIM...
AVES DE RAPINA
O SENTIDO DA VIDA
SOU MESMO ASSIM...
O AMANTE DE LADY CHATTERLEY(D. H. LAWRENCE)
Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui