Usina de Letras
Usina de Letras
192 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Língua Latina -- 12/11/2007 - 23:19 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Língua Latina: historicidade

Adalberto Lima. nov.2007

Língua Latina: historicidade



LATIM: vivo, morto...



Toda língua que tem uma representação escrita, não morre, ela sofre a metamorfose provocada pela evolução do homem e do mundo e ressurge noutra vertente...



Pertencente à grande família das línguas indo-européias, a Língua Latina não é apenas uma relíquia de um passado histórico das conquistas romanas. Ela vive na memória de tantas outras que pariu: o Inglês, Francês, Italiano, Espanhol, Português etc. Ainda na Idade Média, o Latim chegou a ser considerada uma língua universal e até hoje, os nomes científicos em Botânica e Zoologia, são grafados em Latim.



Parece de bom gosto a inserção de termos latinos não só na fala, mas também na escrita, daí porque os advogados para discordar e manter uma atitude de respeito não se esquecem do “data vênia” e com um “álibi “verdadeiro ou forjado, requerem “habeas corpus” para seus clientes.



À semelhança da natureza humana, a língua falada por um povo também passa por um processo evolutivo: nasce, atinge seu apogeu e depois entra em decadência, mas nunca desaparece totalmente, pois se renova como a águia e sobrevive em outras línguas, suas descendentes.



Quem não se lembra das maternidades chamadas “Posto de Puericultura”? Do Latim pueri (criança) + cultura.



Quem nunca desejou uma graduação lato sensu. Ou quem nunca clamou pela misericórdia de Deus?



Qual o graduado em segundo ou terceiro grau que nunca estudou morfologia?



Sabe-se que no Romantismo, o estilo para desenvolvimento das línguas modernas, bem como o esquema gramatical utilizado em muitas línguas foram apanhados do Latim. Já na década de sessenta, quando a língua latina foi excluída da grade curricular das escolas públicas brasileiras, pareceu um alívio àqueles que viam o estudo desta língua como um suplício, mas para quem queria conhecer melhor a língua portuguesa a partir de sua origem, teve uma grande perda.









Referências

RAMOS, João Antônio Leite, Língua Latina. Turma 1. Mod. 1. 1º semestre de 2007. Aula 2. Noturno 30 maio Disponível em http://unoparvirtual. com.br





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui