Usina de Letras
Usina de Letras
291 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Não Confunda Plágio Com Intertextualidade -- 09/12/2007 - 10:05 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não Confunda Plágio Com Intertextualidade



Intertextualidade é quando um autor se inspira em um texto já conhecido , utilizando trechos semelhantes , proporcionando o diálogo entre as duas obras .

O problema é que muitas pessoas confundem intertextualidade com plágio , que são duas coisas completamente diferente . O plágio é a cópia completa de uma obra sem modificação nenhuma .

Há alguns dias atrás a cantora e compositora Avril Lavigne foi acusada de plágio pelo grupo Rubinoos , pois esta banda afirmou que a música da moça intitulada : Girlfriend é um plágio da música , deste outro grupo , chamada “Wanna Be Your Boyfriend “ . Na realidade , não houve plágio e sim intertextualidade porque na música de Avril ela diz a um homem que deseja ser sua namorada e na música do grupo Rubinoos , o cantor diz a uma moça que quer ser seu namorado .

Avril Lavigne para se defender disse as seguintes palavras : “ Todas as canções tem letras e emoções em comuns . Nós , como humanos , falamos a mesma língua . “

Nisto ela tem razão , existem semelhanças em várias obras diferentes porque todas as criaturas possuem sentimentos parecidos e isto é a raiz da intertextualidade .

Aqui é bom lembrar que até a banda The Doors e o rei Roberto Carlos foram acusados injustamente de plágio , sendo que eles fizeram apenas intertextualidade com outras obras .

Na época da retirada do presidente Collor do poder , o escritor e apresentador Jô Soares fez intertextualidade da obra Canção do Exílio executando uma paródia cômica sobre a queda deste ex – presidente , que até saiu na revista Veja .

Neste momento é possível concluir que não só uma obra pode ser elaborada através da inspiração de outras . Mas , sim , nossas vidas podem ser feitas inspiradas em outras vidas . Basta não confundir plágio com intertextualidade .

Luciana do Rocio Mallon











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui