Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Rosário ou Terço? -- 24/12/2007 - 01:57 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Terço ou rosário?



As duas coisas. No rosário contemplamos os Mistérios: Gozosos, Dolorosos e Gloriosos com 50 Ave-Marias e 5 Pai-nosso em cada um deles, portanto, 150 Ave-Marias e 15 pai-nosso. Quando rezamos apenas um desses mistérios, rezamos por conseguinte: 50 Ave-Marias e 5 pai-nosso, portanto ,uma terça parte, ou seja, o Terço. Isso até antes da inclusão, pelo Pontificado de João Paulo II, dos Mistérios Luminosos com mais 50 Ave-Marias e 5 Pai-nosso. Ainda assim, quando rezamos apenas um desses mistérios, dizemos rezar o terço ou um terço.

A reza do terço ou do rosário é uma tradição católica que vem se perpetuando há muitos séculos. O rosário traz em sua etimologia a palavra “rosa”, por isso, a fé católica acredita que quando rezamos o rosário mandamos rosas para o céu. A origem do rosário vem de uma tradição dos monges de recitar todos os dias os 150 Salmos. Mas para os analfabetos os salmos eram substituídos por 150 Pai-nosso.

Essa oração foi tomando a forma que conhecemos , quando ainda no século XIV um monge de nome Henrique de Kalkar dividiu a reza em 15 dezenas de salmos, intercalando entre uma e outra dezena um Pai-nosso. Alguns mosteiros rezavam 150 ave-marias no lugar dos salmos, mas foi no século XV que o monge Domingos da Prússia convidou seus fiéis a rezarem cinqüenta Ave-marias, acrescentando a cada uma delas uma passagem do Evangelho.Contudo,nem sempre se rezou o terço ou o rosário, os nossos antecessores que não conheceram este modo eficaz de entrarmos em sintonia com o céu, usavam outros meios de conversar com Deus. No entanto, a reza do Pai-nosso, sem vinculá-lo aos Mistérios do Nascimento, Vida Pública, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, vem desde de os tempos dos discípulos de Jesus, os primeiros cristãos.

"Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: `Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos. (Luc 11,1-2). Então disse-lhes Jesus - Quando orardes dizei:" Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal". (Mt 6,9-13; Luc. 11,2-4).









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui