Usina de Letras
Usina de Letras
86 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Frente Parlamentar -- 21/01/2008 - 12:01 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No Congresso Nacional existem alguns grupos de parlamentares que se juntam para defender uma causa comum, são as Frentes Parlamentares. Essas frentes costumam defender a saúde, o esporte, a cultura, a educação a distância, o agronegócio ou qualquer outra causa. Existem também as frentes que se preocupam com o relacionamento do Brasil com outros países, a exemplo da Frente Brasil-Reino Unido, Brasil-Bolívia e Brasil-Países Árabes.



Grosso modo, pode-se dizer que as frentes são partidos políticos que aceitam membros de outros partidos; têm um líder, tal qual o partido e defendem apenas uma causa. O partido tem várias causas e tenta emplacar todas elas. As frentes não se denominam da Câmara ou do Senado, atuam em ambas as Casas e não existem duas frentes sobre o mesmo assunto.



Além de defender interesses específicos, elas têm grande semelhança com os partidos políticos. Algumas diferenças entre as frentes e os partidos são que elas aceitam parlamentares de quaisquer partidos. Já os partidos são agremiações que aceitam apenas os filiados aos seus quadros. Nas frentes não há punição se um dos membros pensar diferente – caso muito raro, quase inexistente. Já os partidos exigem que os filiados obedeçam a orientação partidária; os desobedientes podem ser punidos até com expulsão. Um partido tenta sufocar o outro. Já as frentes sobrevivem sozinhas independentes da existência das outras.



As frentes defendem uma única causa. Já os partidos se comprometem com quase todos os assuntos de interesse do país, principalmente os que rederem mais votos.



Para ingressar numa frente, o parlamentar não necessita de maiores comprometimentos burocráticos e legais. Basta assinar a ficha de adesão. Já o partido exige que o indivíduo assine uma ficha de filiação e o estatuto com as regras partidárias. Além de pagar mensalidade para manter-se filiado, o filiado está sujeito a diversas sanções se desobedecer a orientação partidária. As frentes não mudam de posição. Os partidos, ao contrário, votam de acordo com a conveniência política do momento. As frentes não recebem recursos do Governo Federal para sua existência. Já os partidos dependem dos recursos do fundo partidário e das contribuições dos filiados.



Não seria melhor para o Brasil se os partidos se revestissem de frentes partidárias e tratassem de um assunto exclusivo, tivessem uma única causa a defender?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui