Usina de Letras
Usina de Letras
291 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lendas dos Santos dos Paus Ocos -- 09/03/2008 - 10:18 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas dos Santos dos Paus Ocos



A expressão santo do pau oco possui várias lendas . Veremos algumas abaixo :



1 . Contrabandistas do Brasil Nos Séculos XVIII e XIX :

Diz a lenda que estes bandidos recheavam imagens sagradas , ocas por dentro , com ouro e pedras preciosas roubadas . Deste jeito , faziam com que as mercadorias viajassem o Atlântico , com direção a Portugal , livres de qualquer suspeita .



2. Escravos do Garimpo

Os escravos que trabalhavam no garimpo levavam estátuas de santos com a desculpa de invocar a fé sagrada . Mas , na realidade , as estátuas possuíam fundos falsos , pois eram ocas por dentro . Assim eles roubavam as pedras preciosas e colocavam dentro destes santos .Com o tesouro escondido dentro delas , os escravos conseguiam comprar cartas de alforria .



3. A Mãe - de - Santo Que Tinha Ouro Dentro das Imagens

Inhaçá era uma vidente que morava na Vila São Pedro , na cidade de Curitiba . Ela era mãe solteira e tinha uma filha chamada Regiane. A menina não aceitava as atividades espirituais da mãe e por isto , na infância , resolveu morar com o seu pai que residia na cidade de São José dos Pinhais .

Inhaçá atendia os seus clientes em casa e tinha a residência repleta de imagens de santos . Contando ao todo , eram mais de trinta estátuas .

Muitos anos se passaram , Regiane já estava adulta quando seu pai faleceu e ela resolveu morar com a mãe . No começo , a moça não se sentia bem em sua nova residência e preferia ignorar as atividades espirituais de Inhaçá .

Dias depois , a vidente faleceu e a filha herdou a casa .

Um dia depois do sepultamento , a primeira coisa que Regiane pensou foi se livrar das imagens dos santos . Mas , como já era tarde da noite a moça resolveu dormir . Naquela noite , Regiane teve um sonho : ela sonhou que quebrava as imagens num momento de fúria e as estátuas estavam cheias de ouro .

Assim a mulher acordou inspirada e como detestava imagens de santos , pois tinha virado evangélica , resolveu atirar todas ao chão e quebra – las .

No momento em que atirou a primeira imagem , a mulher se espantou quando viu que a estátua estava cheia de ouro . Então Regiane quebrou as outras imagens que , também , estavam repletas de pedras preciosas .

Até hoje a moça não sabe o porquê a sua mãe guardou aquela fortuna dentro dos santos . Mesmo assim ela agradece a Deus por esta graça concebida .

Luciana do Rocio Mallon









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui