Usina de Letras
Usina de Letras
287 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50579)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Reflexoes Umbandistas -- 13/11/2001 - 17:06 (Etiene Sales de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O que sera que existe de errado conosco (nos Umbandistas)? Sera que somos tao cegos na nossa propria fe (de nossas casas, de todas as Ramificacoes) que esquecemos de ver que o outro, nosso proximo Umbandista, que tambem tem uma fe?

Talvez sejamos egoistas em achar que o que encontramos como Umbanda seja a unica verdade, o certo, o verdadeiro do verdadeiro que nao nos envolvemos em conhecer o que o outro faz por achar que o que praticamos e puro, unico, liquido e certo.

Ou sejam as circunstancias em que encontramos a nossa Umbanda? Muitos desestruturados mentalmente, espiritualmente, arrazados por circunstancias amorosas, arruinados por decaidas financeiras, perseguidos por bruxarias e feiticos, desacreditando em um DEUS, em uma fe, pomados por um guia e acordando em paz diante de todos em uma sessao, por obrigacao, por compromisso, por orgulho, por salvacao, procurando elevacao e achando que assim ou assado e o certo, ... Sao tantos os motivos que nos levaram ate a Umbanda, mas nao sao motivos solitarios, isolados, mas comuns a tantos outros, de tantas outras casas, de tantas outras Umbandas no Brasil e no Mundo.

Talvez sejamos soberbos pela graca alcancada: "vai la, que o velho, o caboclo, a crianca, o exu, a pomba-gira vai resolver seu problema; o Pai/Mae/Mestre/Cacique e forte e vai resolver seu problema; se voce merecer ira conseguir; ..." Conseguimos e ali ficamos em sentimento de elevacao e achando o maximo, mas e os outros, tambem nao serao o maximo? Tambem nao conseguem?

Nossa distancia, nosso isolacionismo, nossa ancia pelo poder, por nao ver o outro Umbandista como igual pode ser nossa ruina, nosso "tendao de aquiles", o furo no dique de nossa espiritualidade.

Talvez daqui a uns 20 ou 30 anos, quando a ideia de uma Umbanda agualitaria, unida na diversidade e aceita pela diversidade que o e, possa ser mais amiga, mais companheira no seio dos mediuns.

Razao, modernidade, consciencia e fe podem andar juntas com a tradicao, com os ritos, com as doutrinas, com a evolucao que cada um almeja; sem atritos, sem competicoes, sem quarteis, comandantes e generais que defendem e tentam influenciar outros com o que fazem como se fossem unicos e absolutos. Podemos caminhar juntos, unidos em propositos e acoes, e talvez essa uniao, essa irmandade, seja um ponto a mais em nossa evolucao (um espelho que reflita o que somos, e aquilo que fazemos), pois para ela (a evolucao) teremos que tirar os veus da soberba, do poder, da vaidade, da arrogancia, da ambicao, e trocar pela humildade, tolerancia, irmandade, amor, conhecimento, franquesa, ajuda, protecao, carinho, compaixao, respeito, tolerancia, informacao, amizade.

Talvez um dia, um minuto, um momento ... quem sabe?

Quem sabe se um dia poderemos sair da vida virtual e se atrever na vida real, unidos em razao de um proposito maior, de uma fe maior, de nos mostrar, e mostrar a essa sociedade a essencia de nossa Religiao ...

Sempre fica a possibilidade, uma fe, um ideal a se alcancado, um proposito.


Etiene Sales - GhostMaster -
WebMaster - http://www.umbanda.etc.br, http://cesjb.umbanda.etc.br.
Administrador da Lista de discussoes sobre Umbanda na Powerline: admslistadeumbanda@bigfoot.com.
home page do canal http://umbandaefe.hypermart.net
Tel.:(0xx21)96881780 ou (0xx21)25632931
Livraria Saber Religioso - http://www.sabereligioso.com
ICQ 11221348

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui