Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Mal de Alzhemeier X Filme Diário de uma Paixão -- 20/04/2008 - 11:00 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mal de Alzhemeier X Filme Diário de uma Paixão



Segundo o dicionário o mal de Alzhemeier é uma enfermidade degenerativa do cérebro caracterizada por uma perda das faculdades cognitivas superiores, manifestando-se no começo por confusões da memória episódica . Esta doença é comum nos idosos . Quando ela chega num estágio mais avançado , o ancião se esquece da existência dos próprios filhos . Por isto , muitas vezes , ele é desprezado e abandonado em asilos , o que é um erro gravíssimo . Para estimular a memória deste paciente , mesmo estando numa casa de repouso , deve ser colocado ao seu redor coisas pessoais como exemplos : fotos de parentes , objetos da antiga residência e lembranças da juventude como um diário . Um exercício ótimo para o Mal de Alzhemeier seria alguém ler o diário da juventude do idoso para ele . Isto é o que acontece no filme : O Diário de uma Paixão , dirigido por Nick Cassavetes e baseado no livro chamado : O Caderno de Noah de Nicholas Sparks , escritor que trabalhou como enfermeiro em asilos de idosos e manicômios na juventude .

Na película citada acima o personagem Duke tem uma esposa , Allie , que sofre de Mal de Alzhemeier e por isto se interna num asilo junto com ela . Allie não se lembra da sua família e , como exercício , seu marido lê todos os dias para ela o diário sua juventude , que relata a história de amor dos dois .

A atitude de Duke é criticada por um médico . Mas há momentos em que a memória de Allie volta , por pequenos segundos , graças a leitura do diário . No final os dois falecem juntos , dentro do asilo . Porém o importante é que a velhinha morre lembrando do amor que viveu , apesar da doença .

Conclusão : se você trabalha com um idoso que sofre de Mal de Alzhemeier ou tem algum ancião com esta enfermidade na família mantenha sempre as suas lembranças ao seu alcançe e se , por acaso , você achar algum diário da juventude desta pessoa , não pense duas vezes : leia para ela , todos os dias .

Luciana do Rocio Mallon









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui