Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Mãe faz falta! -- 12/05/2008 - 18:33 (Valdomiro Carezia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mãe faz falta!

Mãe sabe tudo, tudo do amor, tudo da vida, tudo do lar...

Mãe é presença, presente de Deus...

Mãe é ação, decisão; é paciência, compreensão...

Mãe é coragem, sexo forte...

Mãe é do pai e é dos filhos...

Mãe sabe ser, sabe dizer, sabe calar... sabe ir, sabe ficar... sabe rir, sabe chorar...

Mãe tem faro, ouvido, sensibilidade...

Mãe tem instinto, intuição, sabedoria...

Mãe tem sempre razão...

E coração? Tem, grande e poderoso...

Sensível, frágil, que se quebra,

Mas que logo se refaz porque é forte.

Mãe, atenção mais atenta,

Olhos ligeiros. Ouvidos abertos. Espertos...

Mãos dedicadas, calejadas. Colo macio e disposto. Mãe tem tudo isso e muito mais.

Sorriso no rosto, apesar do cansaço e até do desprezo.

Mãe espera, insiste.

Mãe torce, aplaude.

Mãe ensina, cobra.

Sabe sofrer calada, sabe chorar sem ser notada.

Mãe proíbe e desagrada às vezes...

Mas sabe ninar como ninguém, sabe contar histórias, sabe do que seus amores gostam...

Mãe é a felicidade dos filhos...

Mãe é mãe e pronto!

E faz falta, muita falta!



* * * * *

A verdade é que mãe é insubstituível ... Mãe lembra família, uma instituição sem similar. Podemos dizer que a mãe faz falta porque não pode haver família sem mãe, ela é o seu eixo de sustentação, sua espinha dorsal, sem querer, com isso, achar que pai não é importante e também fundamental, só que o “ninho doméstico” inclina-se naturalmente para a mãe.

Ela é capaz de transformar sofrimentos e dificuldades em alegria e felicidade. A mãe luta para que seu lar seja um paraíso. Mas sofre porque precisa vencer inúmeras batalhas e dificuldades; sofre porque não é onipotente e são muitas as situações onde lhe faltam forças e, não raramente o apoio necessário; sofre porque sua luta é contínua, faltando, muitas vezes, até o tempo para o merecido descanso. Sofre, mas consegue transformar tudo isso em alegria de cumprir sua missão, de desempenhar o seu grande papel. Resiste a tudo, tudo enfrenta, tudo supera, porque tem um coração diferente, cheio de um amor diferente..., o mais próximo de Deus.

Mãe é alguém que nasceu não só para gerar a vida, mas para cuidar dela. Faz isso como ninguém! Para Bosco Aguirre, professor espanhol, “As mulheres são insuperáveis em sua relação com cada um dos filhos. Falar de maternidade é falar de um privilégio da mulher.”

A vida moderna facilitou a vida em muitos aspectos, mas a nossa sociedade abandonou os valores humanos, e o papel de mãe, infelizmente, foi muito afetado. Hoje a mulher que deseja ser mãe enfrenta novos obstáculos...

Que este “dia das mães” sirva, ao menos, para pensarmos um pouco na sua situação, naquilo que poderíamos fazer a seu favor; afinal a quem interessa a ausência das mães? a quem interessam mães de mãos atadas, de corações partidos, desamparadas, desarmadas e impotentes, por culpa de uma sociedade fria e interesseira, materialista e desumana, exploradora e ávida por lucros? Precisamos repensar a família, repensar sua importância e, neste dia, parafraseando uma conhecida expressão, diríamos: “atrás de uma grande família há sempre uma grande mulher – a mãe”.

Que Deus abençoe nossas mães!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui