Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Síndrome de Burnout -- 18/05/2008 - 12:27 (Marcelo de Oliveira Souza :Qualquer valor: pix: marceloescritor2@outlook.com) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Aproveito este artigo para comentar sobre a síndrome de desistência laboral, onde os profissionais que lidam com pessoas são acometidos por esta doença e nem percebem. Essa doença psicossocial resulta do choque entre o indivíduo dotado de uma história personalizada, bem como uma organização do trabalho despersonalizante. Isso advém de uma resposta desarmônica entre as crenças e espectativas frustradas da pessoa pela falta de reconhecimento, valorização, retribuição da organização e ideal humanista, cujos esforços do seu trabalho não são satisfeitos pela instituição. Isso tudo prejudica o ser humano diminuindo a competência interpessoal e intrapessoal. Os grupos de riscos são: Pessoal de saúde, psicólogos, professores (50% tem os sintomas), terapeutas, assistentes sociais, policiais e o pessoal da justiça. As suas características são a exaustão emocional e mental, onde o indivíduo utiliza mentalmente o “não tenho mais” energia, vontade, esperança para o trabalho, acometido também em uma despersonalização do ser humano, com sentimento e atitudes negativas, vindo acompanhado de um endurecimento afetivo como insensibilidade, rigidez, cinismo, relação apenas racional e coisificação da relação, tornando-o desumano enfim. Os indicadores da doença são: Ansiedade, irritabilidade, perda da motivação, redução de metas ideais e interesse. A redução da realização com o envolvimento profissional implica o sentimento de incompetência, baixa auto-estima e não possui mais nenhuma estima pelo outro. Os seus sintomas são a fadiga constante e/ou progressiva, distúrbios do sonos e dores generalizadas, até distúrbios gastro-intestinais. A tudo isso nós profissionais estamos sujeitos na luta pela nossa sobrevivência, as pessoas não percebem e quando se dão conta, já estão semelhantes a autômatos. Isso tende a piorar necessitando de cuidados médicos.

Marcelo de Oliveira Souza

http://marceloescritor.blig.ig.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui