Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AMÉLIA SANCHES DANIEL - UMA HISTÓRIA DE SUCESSO -- 18/05/2008 - 21:23 (Carlos Rogério Lima da Mota) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fiz uma promessa há pouco tempo, mas não a cumpri. E sabem por quê? Porque não me sentia preparado para redigir sobre aquela que, hoje, é um dos ícones da geração atual, ponto de referência para quem quer alçar vôo e atingir o Céu – o limite para muitos; não para quem conviveu ou ainda convive com essa personalidade, porque para ela, o Céu nunca será o limite, mas o prenúncio de um universo incomensurável, acessível apenas àqueles que não têm medo de ser feliz, seja na profissão, seja na vida pessoal.



Num mundo em que os interesses se cruzam o tempo todo e a vida cursa, muitas vezes, caminhos destoantes do habitual, essa “dama” reluz como o ouro, mitificando a esperança por dias melhores, em que cada homem e mulher, de posse de seus devaneios mais íntimos e espasmos de realidade nem sempre críveis, serão considerados CIDADÃOS de verdade, respeitados pelo que são e serão pela eternidade. E quando isso acontecer, quero dizer a meus filhos que essa mulher fez parte de minha vida como “MESTRA”, guiando-me por veredas nem sempre aprazíveis, para me entregar a terras férteis, onde meu cajado faz morada.



Tenho certeza de que quando esse dia chegar, tanto Ela como eu, estaremos satisfeitos, afinal, o mundo deixará de ser essa selva sem lei para adentrar a ERA DA ESPERANÇA, um lugar em que não haverá mais espaço para a dor e as injustiças do mundo; apenas AMOR e BONDADE permearão os semelhantes de alma.



Assim, com palavras tão singelas, venho a público - um pouco tímido, prestar uma HOMENAGEM mais do que justa à querida Amélia Sanches Daniel, Diretora há 25 anos da EE. Monsenhor Bicudo, cargo em que se aposentará, por opção, ao final deste ano, passando o bastão de seu legado a algum outro idealizador que, certamente, também fará tudo para que essa escola brilhe nas páginas dedicadas a projetos socioculturais de relevância comprovada... Para muitos, até para mim, não há como separar o nome Amélia de Monsenhor Bicudo, ambos estão interligados por um mítico poder que transcende a razão... É como se D. Amélia e a Escola Monsenhor Bicudo fossem uma só pessoa, com alma e corpo próprio, reinando juntos na arte em que se propuseram realizar...



Somente quem a conhece como eu, é capaz de dizer tais coisas. Além de DIRETORA de uma entidade pública, D. Amélia é um ser extraordinário, de uma inteligência nata – sua perfeição às vezes me soa como poesia, é como se ela não passasse de uma personagem machadiana, alçada dos livros diretamente para as crônicas da vida real, de um sorriso e gargalhada inigualáveis e de uma perspicácia à frente de seu tempo. Sua vontade de viver flui como notas de Bach e contagia; seu amor pela Educação avança fronteiras, transforma sonhos em realidade, reacendendo em corações alheios o fogo que espelha a luz divina - aquela que faz do homem o ser único e por que não imortal?



Aprendi muito com dona Amélia e, sob seus cuidados, conheci leis, artigos e parágrafos que maravilham as páginas da LDB. Vi o ser humano de outro modo, conheci suas fraquezas, certezas, fracassos e vitórias e, na ilha que os separa, lancei âncora e demarquei o meu território paralelo, cujo verdor, muito além dos jardins de Aurélia Camargo, enaltece ainda mais a beleza dos princípios legais que a entornam. É o futuro arraigando, diriam os filósofos sem fronteiras.



O amor de Dona Amélia pela Escola Estadual Monsenhor Bicudo e por seu povo, poderia ser tese de alguma universidade. E o que mais me espanta é que, diante de tanto apreço, já reconhecido por entidades de credibilidade como o LIONS CLUBE DE MARÍLIA – em 2004, ela foi eleita a melhor Diretora de escola pública de Marília e Região, a Câmara Municipal ainda não tenha lhe dado o título de cidadã mariliense... D. Amélia não nasceu em Marília, mas faz do povo mariliense a sua gente! Só por isso, mereceria esse reconhecimento público. Tenho certeza, quando esse texto for publicado, tal “erro” será corrigido, pois confio naqueles que lá nos representam.



A julgar seu histórico e sua luta incansável pela Educação Pública, Dona Amélia Sanches Daniel jamais será esquecida, porque a História, assim como o LIONS CLUBE DE MARÍLIA e, certamente, a Câmara Municipal, não permitirão que tal iniqüidade aconteça...



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui