Usina de Letras
Usina de Letras
295 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Força do Silêncio -- 24/05/2008 - 19:32 (Valdomiro Carezia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Força do Silêncio!



“O silêncio tem uma força de comunhão, que não leva ao isolamento, mas põe em sintonia com todas as criaturas, particularmente com todas as pessoas que pensam, esperam e amam... Sem uma ascese e decisão interior, não conseguimos saborear o profundo fascínio pelo silêncio e, a partir disso, a uma comunicação autêntica conosco, com os outros, com a natureza e com o mistério.” (Cardeal Carlo Maria Martini)

Estamos enfrentando uma verdadeira poluição sonora; uma era do barulho. Excesso de carros, som e propaganda, lojas anunciando...; bandas barulhentas, shows em máximo volume, bailes onde a altura das músicas mexe mais com os ouvidos que com o corpo; tornou-se quase impossível conversar mesmo nas festas familiares. Parece que isso agrada aos jovens, e os mais velhos se acham forçados a se acostumarem ou a “caírem fora”.

Será que a moderação, o bom senso, estão saindo de moda e cedem lugar aos exageros? Será então que o silêncio incomoda mais que o barulho? Inacreditavelmente, a resposta é sim. O homem parece não gostar do silêncio, parece se sentir mal diante dele. O barulho, as manifestações de euforia, os espetáculos, disfarçam tudo, mas o silêncio favorece a interiorização e obriga a pensar.... Não são raros os jovens (e também adultos) que ficam inibidos em ambientes calmos e silenciosos; aliás, fogem deles; não agüentam muito tempo. A agitação e o barulho compensam tudo, escondem muita coisa, evitam outras, provocam outras tantas.

Oração, conversa com Deus. Impossível sem uma dose de calma e de silêncio, mas isso parece coisa do passado e a agitação, o barulho invadiu até as Celebrações Eucarísticas. As Missas calmas, silenciosas, que favorecem a oração e reflexão, vão deixando saudades. Não raras vezes nos sentimos mal nas celebrações, desconfortáveis. Fala-se tanto, canta-se tanto e tão alto que não sobra espaço nem para pensar, nem para digerir o que ali se tem de riqueza espiritual. É preciso observar ao menos os três momentos litúrgicos de silêncio para que possa “falar e ouvir” nosso coração, nossa alma: na coleta, após o Oremos... (momento da coleta das nossas intenções e disposições para a celebração); na Consagração e após a comunhão, quando acolhemos Cristo e partilhamos com ele as nossas dores e alegrias.

Precisamos da calma e do silêncio, não o silêncio do fechamento, da indiferença, mas o silêncio da atenção, da escuta; o silêncio da sintonia com o sagrado, com o transcendente, o sobrenatural. Estamos perdendo isso de vista.

A Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia e a Instrução Redemptionis Sacramentum publicadas pelo papa João Paulo II, para salvaguardar a essencialidade da Eucaristia, referem-se ao que se deve observar e evitar acerca da Santíssima Eucaristia.

Nessa mesma linha estão as palavras do Frei Luiz S. Turra, em seu artigo na revista Família Cristã de fevereiro de 2008: “Se é verdade que a liturgia de nossas comunidades cresceu muito em se tratando de participação, também é real a queixa de que nossas celebrações têm barulho demais, muita conversa e ruídos prejudiciais à sintonia com o Mistério. A constituição conciliar Sacrossantum Concilium acena para o silêncio sagrado, necessário para o acontecer de uma verdadeira liturgia.”

Especialmente no aspecto silêncio, a referida instrução recomenda: “Enquanto o Sacerdote celebrante pronuncia a Oração Eucarística, «não se realizarão outras orações ou cantos e estarão em silêncio o órgão e os outros instrumentos musicais», salvo as aclamações do povo, como rito aprovado...”(n.53)

A escritora Adélia Prado, convidada a falar em Aparecida (SP), em dezembro de 2007, no evento “Vozes da Igreja”, com um tom de humor e lamento, afirmou que há “algumas celebrações que a gente sai da igreja com vontade de procurar um lugar para rezar”. Enfatizou ainda que “o canto barulhento, com instrumentos ruidosos, os microfones altíssimos, não facilita a oração, mas impede o espaço de silêncio, de serenidade contemplativa”. (Fonte: Zenit.org)

Não vemos aqui nenhuma tentativa ou intenção de transformar nossas Missas em celebrações de “surdos e mudos”. É a Palavra de Deus que inunda nossas Celebrações Eucarísticas, mas é necessário que haja ambiente e condições para que ela penetre em nós e produza os efeitos desejados.

A Missa está toda ela revestida de um silêncio celebrativo. “É o silêncio que comunica uma mística cristã, tão indispensável para nossas celebrações serem densas, alegres e transformadoras”. (Frei Luiz S. Turra)



valdomiro@carezia.srv.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui