Usina de Letras
Usina de Letras
294 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lenda de São Cipriano -- 27/07/2008 - 18:00 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda de São Cipriano



Cipriano nasceu em 250 d.c. na Região da Antiquia . Como ele era filho de pais pagãos , dedicou – se aos estudos da magia desde criança .

Diz a lenda que desde bebê , Cipriano tinha poderes paranormais e era capaz de curar um doente só com a força do olhar.

Quando tornou – se jovem passou a viajar de cidade em cidade para aprimorar seus estudos místicos . Aos trinta e cinco anos de idade , este rapaz chegou a Babilônia para estudar a magia dos caldeus . Lá ele teve como mestra a velha bruxa Évora , que ensinou – lhe as artes de adivinhação .

Évora , também , fez um ritual secreto para que Cipriano virasse um bruxo famoso . Porém , como esta mulher estava com idade avançada , ela acabou falecendo .

Com saudades de sua terra natal , Cipriano voltou à Antiquia . Lá ele foi chamado num castelo para curar uma criança nobre que estava doente . No corredor deste palácio , Cipriano avistou uma linda moça chamada Justina e se apaixonou por ela .

O problema é que esta mulher era cristã ,vivia orando , tinha o sonho de morrer virgem e não acreditava em magia . Mesmo assim os pais da donzela a obrigaram a tornar – se noiva de um rico jovem chamado Aglaide .

O noivo vendo que Justina não o amava pediu para que Cipriano usasse de feitiçaria para conquistar o amor da donzela . O feiticeiro decidiu ajudar o jovem e usou de vários artifícios : usou um pó capaz de despertar a luxúria e ofereceu sacrifício de animais .

Mas Justina se defendia com orações , água benta e sempre benzia – se como sinal da cruz .

O fracasso dos seus feitiços contra a moça fizeram com que Cipriano desistisse da magia e com a ajuda de um amigo chamado Eusébio , o bruxo converteu – se ao cristianismo .

Reza a lenda que numa noite de sexta – feira Cipriano , já convertido , deparou – se com quatorze fantasmas de bruxas , que imploravam – lhe ajuda . O rapaz falou para as feiticeiras que se arrependeu da vida de bruxo e tinha se convertido . Naquele momento surgiram dois anjos que rezaram pelas almas perdidas das bruxas e assim elas sumiram .

O imperador Dioclesiano soube da conversão de Justina e Cipriano e por isto resolveu castiga – los . Então ele colocou os dois numa caldeira fervente de banha e cera . Porém nada aconteceu com os corpos de Cipriano e Justina .

Assim Dioclesiano resolveu mata – los cortando as suas cabeças nas margens do Rio Galo . Seus corpos ficaram expostos durante uma semana . Depois uma senhora chamada Rufina recolheu seus restos mortais ,que mais tarde foram mandados para a Basílica de São João .

Luciana do Rocio Mallon

















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui