Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->As promessas dos políticos -- 29/08/2008 - 17:27 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nesses dias que antecedem as eleições municipais, já começam a circular pelas ruas carros adesivados com a foto dos candidatos e as propostas pelas quais eles juram que lutarão, se eleitos, nas Assembléias e Câmaras Municipais.

Os assuntos mais estampados são educação, saúde, emprego, segurança e transporte. Como temos cerca de 14 milhões de analfabetos e 76% dos estudantes que se matriculam na primeira série não concluem o ensino médio, os políticos correm frouxo fazendo promessas que eles mesmos sabem que não conseguirão cumpri-las. Esses candidatos não detalham que assuntos, dentro de cada proposta, eles defenderão. Falar que defende a educação, a saúde ou o emprego é muito vago e revela que o candidato não tem uma causa própria. Demonstra que ele é favorável a qualquer coisa.

Esses futuros políticos desconhecem que podem ganhar grande simpatia tanto dos eleitores quanto dos políticos que já estão no parlamento se defenderem alguns projetos que seus aliados já apresentaram. Antes da aprovação final, muitos desses projetos já foram discutidos e aprovados em algumas comissões, ou seja, já estão na pauta do parlamento. É mais fácil aprovar um projeto já em andamento do que um que está entrando em pauta junto com a eleição do político. As discussões e votações acontecem lentamente, demoram meses e até anos e nem sempre o projeto vinga. Muitos políticos entram e saem do mandato sem ter sequer um projeto aprovado. Mente o político que diz que irá aprovar um projeto, seja ele qual for.

Então vai aqui uma sugestão para os eleitores. Oriente o seu candidato a visitar as páginas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na Internet (www.camara.gov.br ou www.senado.gov.br) e pesquisar quais idéias os seus aliados já apresentaram e defendê-las. O seu candidato ganhará apoio mais concreto dos aliados.

O ruim dessa atitude é que o político padrinho do projeto de um colega não configurará como o autor da idéia. Políticos mesquinhos julgam que a autoria é fundamental para sua carreira política. Certa vez alertei o senador Cristovam Buarque que ele defender um determinado projeto não lhe traria benefícios políticos porque a autoria era de outro senador. Ele me deu uma aula de grandeza respondendo: “não interessa quem é o pai da criança. O importante é que ela nasça.”

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui