Usina de Letras
Usina de Letras
236 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->NÃO A DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS -- 01/09/2008 - 11:03 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONTRA A DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS


Sei que alguns podem discordar das minhas palavras, no entanto me sinto no direito de dizê-las.

A questão dos índios. Muito se fala no direito dos índios, de que os portugueses vieram para cá e tomaram suas terras e por isso agora temos uma eterna dívida com aqueles que são os verdadeiros donos dessas terras.

De fato, quando os portugueses aqui apartaram, os índios já habitavam este lugar. Entretanto, os tempos eram outros. Além de que os portugueses eram culturalmente mais avançados, dispunham de tecnologia e de inteligência superiores; enquanto aqueles que aqui viviam ainda pareciam mais com os primeiros habitantes das cavernas, levando uma vida selvagem. Fato esse significativo, pois os colonizadores dispunham de condições de explorar estas terras, de transformá-la e fazer surgir uma nação. Aliás, se os portugueses não tivessem chegado aqui, os espanhóis tê-la-iam colonizado; e se os espanhóis não tivessem chegado à América, provavelmente os Incas ou outra civilização semelhante teria não só tomado estas terras como dizimado de forma ainda mais sangrenta os índios que aqui viviam.

Desde que o mundo é mundo, a cultura superior absorve a inferior. O que aconteceu no Brasil não foi um caso isolado, foi a regra. Aliás, a relação com os índios só começou a mudar em meados do século XX, quando teve início as grandes demarcações de reservas indignam.

O meu ponto de discordância está justamente no que tange à demarcação de terras. Afirmo sem medo de errar que essa proposta vai contra tudo o que se pode chamar de mundo moderno. A evolução humana prova justamente que, quando duas culturas diferentes entram em choque, a cultura superior se impõe à inferior. É a lei do mais forte. Mas o que estamos querendo fazer com nossos índios? Integrá-los à sociedade? Não, pelo contrário: procura-se, isso sim, colocá-los em reservas, preservá-los para que as futuras gerações possam observá-los como fazem aqueles que vão ao zoológico ver os animais quase extintos, que no passado habitavam com abundância esse território.

A questão é: os índios não são animais de zoológico, ou que precisam ser mantidos em reservas para evitar a extinção. Embora em termos evolutivos haja um vácuo em relação ao homem moderno, não há duvida de que estão muito mais próximos de nós do que dos animais. Então por que não integrá-los à sociedade? Aliás, a maioria deles já sofreu algum tipo de integração. E por que lhes negar todos os benefícios que a integração é capaz de trazer? Até porque mais cedo ou mais tarde integrar-se-ão de qualquer forma. Pelo que sei, nenhum outro país fez o que se está fazendo aqui: isolando-os com cercas, com essa história de reserva ecológica.




LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR:

UMA PERCEPÇÃO PERIGOSA

GUERRAS NÃO LEVAM A NADA

3 JOVENS, 11 SOLDADOS E A DITADURA

O FIM DE UMA ERA

NOVOS SINAIS DE DECADÊNCIA

FODA-SE TODO MUNDO

A DERROTA DE "MERDA" DE HUGO CHAVES

QUANDO A DEMOCRACIA É PREJUDICIAL

MISÉRIA POUCA

O PREÇO A PAGAR

UMA OPORTUNIDADE ÍMPAR

QUE NÃO SEJA EM VÃO...

OS EUA NUM ATOLEIRO

NESSE DOMINGO EU VOU...

A MÁSCARA CAIU

PENSE BEM...

10 MOTIVOS PARA VOTAR EM LULA

POR QUE LULA VAI GANHAR A ELEIÇÃO

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui