Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
108 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 56597 )
Cartas ( 21127)
Contos (12497)
Cordel (9854)
Crônicas (21848)
Discursos (3121)
Ensaios - (9994)
Erótico (13199)
Frases (41604)
Humor (17726)
Infantil (3604)
Infanto Juvenil (2328)
Letras de Música (5448)
Peça de Teatro (1312)
Poesias (137016)
Redação (2886)
Roteiro de Filme ou Novela (1049)
Teses / Monologos (2381)
Textos Jurídicos (1917)
Textos Religiosos/Sermões (4492)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Artigos-->O Stress no Trabalho -- 24/09/2008 - 19:37 (TARCISO COELHO) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos

Em princípio, de modo simplista ou sem qualquer embasamento psicológico ou científico, vejo como grande motivo de stress qualquer realidade muito distante de outra a qual julgamos ideal - gostaria de ser marido da Cláudia Raia, no entanto nem esposa tem... E isso me deixa muito estressado!

O trabalho vem sendo um dos maiores causadores de stress nos dias atuais devido à crescente precarização das relações trabalhistas, ao ritmo acelerado das grandes cidades, à pressão por eficiência, ao ambiente cada vez mais competitivo e ao medo do desemprego.

Sou bancário por profissão e estressado por convicção e o que me leva a esse stress são os seguintes fatores:
1) meu Banco não é mais a "mãe" que um dia foi, no máximo é um padrasto e bem exigente com seus enteados;
2) embora resida em Soure, uma Ilha da Fantasia, tenho que enfrentar o ritmo acelerado de nossa linda capital Belém sempre que necessito buscar acompanhamento médico, visitar familiares e participar de encontros na AIEC;
3) a pressão por eficiência me levou a fazer um curso superior, pois sem ele o acesso a cargos mais elevados dentro do Banco se torna inatingível, uma vez que todas as seleções internas o colocam como pré-requisito para os concorrentes, só algumas vezes flexibilizando para "cursando";
4) em ambiente tão competitivo é claro que o medo de perder o emprego ou mesmo a empregabilidade será sempre uma constante fonte causadora de stress.

Para que o stress não se transforme em depressão ou mesmo síndrome do pânico, tenho evitado me engajar em excesso, buscar perfeição, levar os problemas do trabalho pra casa, passeios, barzinhos, me autopunir por eventuais falhas ou deixar de pedir ajuda quando vista necessária. Finalmente, busco a consciência de que estou dando minha contrapartida em trabalho pelo salário que me é pago.

Dentre outras causas de stress ocupacional, uma causa indireta: o ambiente familiar. O ambiente familiar reflete positiva ou negativamente no ambiente profissional.

O indivíduo que consegue manter o seu lar na profunda harmonia e tranqüilidade consegue levar para o ambiente de trabalho as mesmas condições benéficas.

Devemos saber administrar a vida como um todo. E saber administrar a vida, é saber administrar conflitos familiares, conflitos organizacionais e saber se policiar interiormente, para que, nós mesmos saibamos controlar as nossas emoções, as nossas reações e as nossas opiniões nos variados momentos, tanto individual, quanto organizacional.

Atividades de relaxamento e apoio de psicólogos nas organizações contribuem favoravelmente para a melhoria de situações estressantes dentro do ambiente profissional.
Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Seguidores: 2Exibido 516 vezesFale com o autor