Usina de Letras
Usina de Letras
   
                    
Usina de Letras
100 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 55065 )
Cartas ( 21063)
Contos (12134)
Cordel (9570)
Crônicas (21231)
Discursos (3108)
Ensaios - (9913)
Erótico (13137)
Frases (39994)
Humor (17551)
Infantil (3565)
Infanto Juvenil (2309)
Letras de Música (5414)
Peça de Teatro (1311)
Poesias (135739)
Redação (2875)
Roteiro de Filme ou Novela (1035)
Teses / Monologos (2374)
Textos Jurídicos (1913)
Textos Religiosos/Sermões (4207)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Redação-->O QUE ESPERAR DO ROSA LINUX 2012.1 -- 09/12/2012 - 16:52 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
ROSA 2012.1 KDE
Figura 1 - Grub 2

O ROSA é uma distro russa, criada pelo ROSA Labs, a qual é derivada do antigo Mandriva, onde a beleza e facilidade de uso são levadas às últimas consequências. Diferentemente do Linux Mint que é derivado do Ubuntu e o qual também preza pela elegância e facilidade de uso, o ROSA tem uma ligação muito mais próxima com o Mandriva, sendo considerado hoje e sucessor natural da distro franco-brasileira que deixou de existir em 2011 (Retornará em 2013 mantida pela associação OpenMandriva). Embora o Mageia também tenha se originado do Mandriva, este foi fruto do rompimento de uma parte dos funcionários da Mandriva com os rumos que a distro estava tomando devido as dificuldades financeiras, o que levou muitos usuários (inclusive eu, num primeiro momento) a adotar o Mageia. No entanto, quem usou o Mandriva 2011 verá no ROSA, e não no Mageia, o sucessor do Mandriva, principalmente no quesito inovação e facilidade de uso, pois não há dúvida de que, ao se levar em conta o surgimento de novas tecnologias como os tablets por exemplo, o ROSA está à frente, com o seu lançador de aplicativos e o uso de ícones mais sofisticados. Um outro ponto a favor do ROSA e de todas as distros que usam o KDE é o fato deste atualmente ser superior ao Gnome e ao Unity do Ubuntu. É quase consenso de que o gerenciador de arquivos (Dolphin) do KDE é o mais completo da atualidade.

Rosa 2012.1 KDE
Figura 2 - Desktop

A primeira versão do ROSA que experimentei foi a 2012.0, lançada em maio deste ano. Embora não diferisse muito do Mandriva 2011, já trazia algumas inovações interessantes e principalmente a atualização do KDE e de uma séries de aplicativos. Uma das grandes vantagens dessa versão é que ela erá suporte por 5 anos, o que é garantia de estabilidade e atualização dos principais aplicativos.
Confesso ter ficado tão impressionado com a distro que não hesitei em testá-la. Aliás, um dos motivos que me levou a remover o Mageia, além da beleza do ROSA, foi o fato de o Dropbox não funcionar corretamente, tanto no Mageia 1 quanto na versão seguinte, o que me decepcionou bastante já que o Dropbox (programa para o armazenamento de dados na nuvem e integração entre os mais variados dispositivos e computadores) me é indispensável. E o meu entusiasmo foi tanto que não esperei o lançamento da versão 2012.1, a qual está programada para o próximo 18 de dezembro.


Figura 3 - Lançador de Aplicativos

Instalei a versão beta 2 no meu velho notebook LG LE50 de 2006 e, apesar de ser uma versão de testes, a instalação ocorreu sem problemas e praticamente tudo funcionou corretamente. Aliás, todos os dispositivos foram identificados sem dificuldades, inclusive a rede sem fio. Por não ser a versão final, o sistema sofre atualizações diárias, as quais trazem uma série de inovações com relação à versão anterior. Tive tão somente, em alguns momentos, dificuldades em abrir planilhas complexas no LibreOffice embora textos abrissem normalmente, sem fechar o aplicativo. Isso ocorria após uma atualização, o que era resolvido após a reinicialização do computador.


Figura 4 - TimeFrame

Para quem chegou a experimentar o Mandriva 2011 ou o ROSA 2012.0 notará uma série de melhorias nesta nova versão. O KDE está mais rápido e ainda mais bonito (figura2) e foi atualizado para a última versão (4.9.3). O Lançador de Aplicativos não separa mais os aplicativos por tema, o que o assemelha com o lançador dos dispositivos moveis (figura 3). Alguns ícones foram redesenhados e estão ainda mais belos e estilosos. Para quem gosta de beleza e elegância não tem do que reclamar. A barra de tarefas não sofreu mudanças significativas, mas continua a mais bonita que já vi numa distro Linux. O tema padrão do ROSA sofreu várias melhorias, destacando a barra de títulos das janelas e usando uma cor azul ao invés do cinza ao selecionar-se uma opção do menu (figura 4). Houve melhorias no ROSA Media Player; melhor integração do LibreOffice ao sistema; atualização do gerenciador de boot GRUB para a versão 2 e um novo tema, mais bonito diga-se de passagem (figura 1); a linha do tempo (Timeframe), um dos recursos mais interessantes do ROSA, sofreu uma série de melhorias (figura 5).


Figura 5 - Dolphin e Firefox

Enfim, se você está atrás de um sistema operacional confiável, bonito e muito fácil de usar, o ROSA pode ser exatamente aquilo que você procura. Para mais detalhes, acesse o site RosaLabs.com


Figura 6 - LibreOffice Calc e aMSN



ENCONTRE-ME TAMBÉM:
NO ORKUT
NO FACEBOOK
TWITTER



SE VOCÊ GOSTOU DESTE TEXTO, LEIA TAMBÉM:
MEU ESTILO
NENHUM PASSO ADIANTE
O ABORTO EM: “A MENINA DO ÔNIBUS
O LINUX E A LIBERDADE DE ESCOLHA
O MESMO 30 ANOS DEPOIS
PARA LER NIETZSCHE (3)
LINUX MINT: A ELEGÂNCIA EM PESSOA
O ANDROID FAZ MAIS UMA VÍTIMA
POESIA E PROSA
E O GOOGLE VENCEU
IOS, ANDROID, MEEGO E O FIM DO WINDOWS
VELHOS TEMPOS
ATOS QUE NOS FAZEM CRESCER
FIM DOS VÍRUS; LINUX
PORQUE EU USO O OPERA BROWSER
SONHOS E ESPERANÇA

NÃO DEIXE DE LER: 30 TEXTOS MAIS LIDOS DA USINA NOS ÚLTIMOS 6 MESES

Comentários

Anonimo  - 10/12/2012

Lançado Rosa Desktop 2012 Release Candidate em 07/dez/2012.

Diogo  - 10/12/2012

O Mandriva Linux não deixou de existir em 2011, inclusive o Mandriva 2012 esté no Beta, e é, basicamente, igual ao Rosa 2012.1

Alisson Oliveira  - 10/12/2012

Ótimo texto, também estou utilizando o rosa beta 2 e estou muito feliz com as melhorias, uma coisa que sempre fiz anteriormente era desativar o nepomuk pois usava muito recurso do computador, mas no Rosa não é necessário pois o timeframe não pesa e trabalha de forma fantástica, espero tudo de bom para o Rosa
Um dado adcional o Mandriva agora será uma distro mantida pela fundação OpenMandriva da qual o RosaLab participa, além da comunidade do mandriva (blog.mandrivalinux.org/)

O que você achou deste texto?       Nome:     Mail:    

Comente: 
Informe o código de segurança:          CAPTCHA Image                              

De sua nota para este Texto Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui