Usina de Letras
Usina de Letras
   
                    
Usina de Letras
74 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 54406 )
Cartas ( 21031)
Contos (12033)
Cordel (9350)
Crônicas (20800)
Discursos (3098)
Ensaios - (9869)
Erótico (13087)
Frases (39450)
Humor (17507)
Infantil (3550)
Infanto Juvenil (2302)
Letras de Música (5406)
Peça de Teatro (1308)
Poesias (134999)
Redação (2860)
Roteiro de Filme ou Novela (1035)
Teses / Monologos (2368)
Textos Jurídicos (1911)
Textos Religiosos/Sermões (4089)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Redação-->Pesquisa Sobre a Música Malaguenha Salerosa -- 31/07/2014 - 15:55 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
Pesquisa Sobre a Música Malguenha Salerosa

Malaguenha Salerosa é uma música composta pelos mexicanos Elpidio Ramirez e Pedro Galindo. Relatos históricos apontam que esta canção data de 1947. O estilo desta música é o “huapango”,popularmente, chamado de canção mariachi, estilo que mistura tons menores e maiores e capricha no falsete vocal. Os próprios compositores foram os primeiros intérpretes.
Segundo historiadores, estes músicos fizeram esta canção em homenagem a uma mulher da região chamada Málaga, na Espanha.
No começo, Malaguenha Salerosa ficou famosa em casas noturnas da época. Mas, depois, ficou popular em grupos de mariachis, que são bandas mexicanas que tocam para os turistas.
Esta canção tornou-se famosa mundialmente depois da gravação do cantor Miguel Aceves Mejía, muitos anos depois.
Malaguenha Salerosa já foi gravada por vários artistas como: Antonio Aguilar, Ramón Vargas, David Zaizár, Banda Chingón, Júlio Iglesias, Perla, Plácido Domingos, Luís Miguel, banda The Bambi Molesters, dupla Chitãozinho e Xororó e o grupo Maná pretende regravá-la em breve.
A Simbologia da Rosa Na Dança Malaguenha Salerosa

Na Dança Cigana são utilizados vários acessórios como: leques, pandeiros, castanholas, lenços e flores. As bailarinas costumam dançar a música Malaguenha Salerosa usando um botão de rosa vermelha como acessório. O botão de rosa tem uma simbologia interessante na Dança Cigana, pois esta flor representa o amor, a conquista, a beleza, a rápida passagem do tempo e a sensualidade. Além de trabalhar com os elementos terra e ar. Deve-se dançar com a rosa em uma das mãos porque a outra deve ficar livre para os movimentos.
Existem dois tipos de dança com a rosa: o balé da paixão e a dança ritualística. No balé da paixão, a cigana dança com uma rosa vermelha e deve jogá-la ao seu pretendente ou noivo na metade da coreografia.
Já na dança ritualística, esta flor é oferecida a alguém para que faça um banho com suas pétalas. Mas, cada cor tem um significado diferente: a branca é para paz, a amarela para prosperidade e a pink para a harmonia em família.
No caso da música Malaguenha Salerosa, a rosa vermelha é usada na dança da paixão. Pois, a bailarina pode jogá-la ao seu pretendente ou esposo na metade da coreografia. Mas, uma cigana jamais deve usar uma rosa na sua boca, pois isto dá um ar de vulgaridade. Só os homens podem dançar com uma flor entre os lábios.
Na Dança Cigana quando uma rosa vermelha é colocada para cima significa benção celestial no amor, quando esta flor é colocada na altura do ombro significa fidelidade e quando ela é virada para baixo, na altura do joelho, quer dizer humildade. Na dança da canção chamada Malaguenha Salerosa há todas estas posições. Afinal, a mulher é comparada com uma rosa várias vezes na letra desta música.
Luciana do Rocio Mallon









Comentários

O que você achou deste texto?       Nome:     Mail:    

Comente: 
Informe o código de segurança:          CAPTCHA Image                              

De sua nota para este Texto Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui