Usina de Letras
Usina de Letras
   
                    
Usina de Letras
64 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 54406 )
Cartas ( 21031)
Contos (12033)
Cordel (9350)
Crônicas (20800)
Discursos (3098)
Ensaios - (9869)
Erótico (13087)
Frases (39450)
Humor (17507)
Infantil (3550)
Infanto Juvenil (2302)
Letras de Música (5406)
Peça de Teatro (1308)
Poesias (134999)
Redação (2860)
Roteiro de Filme ou Novela (1035)
Teses / Monologos (2368)
Textos Jurídicos (1911)
Textos Religiosos/Sermões (4089)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Redação-->Pesquisa Sobre a Canção Espanhola de Venturini -- 31/07/2014 - 17:15 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
Pesquisa Sobre a Canção Chamada Espanhola de Guarabyra e Venturini

Este causo foi contado num programa chamado Som Brasil, que passava na Rede Globo na década de oitenta.
Reza a lenda que no inverno de 1976, Guarabyra havia bebido um pouco no bar e no caminho viu uma espanhola, com vestido vermelho e castanholas, que desapareceu na esquina. Então, uma canção começou a tocar em sua cabeça. Por isto, o músico resolveu bater na casa do compositor Flávio Venturini e os dois fizeram uma canção chamada Espanhola. Naquela noite, segundo testemunhas, Guarabyra parecia estar em transe. De madrugada ele voltou para a sua casa, mas à tarde recebeu uma ligação de Venturini para revisar a composição que tinham criando na noite anterior. Assim, o músico foi até a casa do amigo, escutou a canção e jurou não se lembrar de nada.
Diz o mito que Guarabyra pode ter sido inspirado pela energia feminina que fica nas esquinas e ajuda a inspirar os artistas.
Aqui é bom lembrar que a música chamada Espanhola, destes compositores, está intimamente ligada a um movimento cultural, dos anos setenta, chamado Rock Rural.
O Rock Rural foi um estilo musical criado pelos músicos Zé Rodrix, Sá, Guarabyra e Flávio Venturini com o objetivo de comporem canções universais que mesclavam: country americano, sertanejo brasileiro de raiz, folk e música cigana.
Nesta canção chamada Espanhola, dos compositores Guarabyra e Venturini, há versões com a mistura dos seguintes instrumentos musicais: castanholas, violão cigano e alaúde árabe.
Quando Flávio Venturini montou um grupo musical chamado 14 Bis, com alguns integrantes descendentes de ciganos, esta música chamada Espanhola passou a ser o principal sucesso da banda. Em 1989, ela fez parte da trilha sonora da novela chamada: “Que Rei Sou Eu?”, sendo o tema da personagem cigana chamada Lulu Leon.
Luciana do Rocio Mallon




Comentários

O que você achou deste texto?       Nome:     Mail:    

Comente: 
Informe o código de segurança:          CAPTCHA Image                              

De sua nota para este Texto Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui