Usina de Letras
Usina de Letras
61 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10331)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4748)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->O URUBU E A TARTARUGA -- 10/04/2012 - 10:24 (MARIA HILDA DE J. ALÃO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
 



 O URUBU E A TARTARUGA
Maria Hilda de J. Alão
 
A professora, na sala de aula, conversava com os alunos. O assunto era aves, em especial o urubu. As crianças queriam saber por que o urubu come carniça, pois ao ser criado ele comia carne fresca igual às outras aves carnívoras. Elisa, a professora, começou a contar e a classe, em profundo silêncio, ouvia.

- Conta a lenda que Nossa Senhora resolveu dar uma festa no céu regada a boa comida e água fresca. Ela chamou um dos anjos e disse:
- Quero que convide todos os bichos.

O anjo apressou-se e todos os bichos ficaram cientes de que deveriam comparecer ao céu para a festa da mãe de Jesus. O problema era o transporte. Como eles chegariam ao céu? Ficou estabelecido que os peixes fossem levados pelo arco-íris. Já as borboletas, os besouros e todos os insetos teriam como transporte o senhor vento. E os pássaros? Para eles seria fácil, era só bater as asas, chegar às nuvens e entrar no céu.

Foi aí que um cãozinho perguntou:
- E os outros animais? A onça, o tamanduá, por exemplo, como chegarão ao céu?
Depois de muita discussão, ficou combinado que as aves levariam animais como porcos-do-mato, veados, onças, pacas, cutias, lontras e tamanduás. E foram milhares de aves transportando os animais para a festa no céu. Mas um grito ecoou no espaço.

- Pessoal, e eu? Quem vai me levar para o céu?
Quem gritou assim foi a tartaruga preocupada, pois não queria chegar atrasada à festa de Nossa Senhora. O urubu foi escolhido para transportar a grande tartaruga ao céu. Com a ajuda de um exército de bichos a tartaruga conseguiu se ajeitar nas costas do urubu.
- Segura aí comadre que lá vou eu!

E o urubu voou com a pesada tartaruga nas costas. Ora ela escorregava para a direita, ora para a esquerda machucando o pescoço pelado do urubu. O urubu suava em bicas por causa do peso da pobre tartaruga. Em pouco tempo de voo ele já havia perdido a esperança de levar a tartaruga ao céu.
Não aguentando mais, ele deu uma guinada para a esquerda fazendo a tartaruga despencar céu abaixo indo estatelar-se nas pedras partindo em pedacinhos o seu casco. O urubu riu e disse para as outras aves.

- Bem feito! Onde já se viu uma tartaruga pesada querer ir para o céu. Além do mais sobrará mais daquela comida gostosa para mim.
O fato chegou ao conhecimento de Nossa Senhora que não gostou nadinha. E quando o urubu chegou ao céu, Nossa Senhora o chamou para um cantinho e perguntou muito séria:
- Acha que foi correta a sua atitude covarde?
- Mas Senhora, a tartaruga pesa e come demais.
- Pois muito bem! A partir de agora só comerás carne podre, carniça.
- Foi por causa dessa atitude covarde que o urubu perdeu o privilégio de comer carne fresca. – terminou Elisa, a professora.
 
10/04/12
(histórias que contava para o meu neto)
  

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 24Exibido 513 vezesFale com o autor