Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Depressão Pós-Vestibular(Corrigida) -- 11/04/2009 - 14:27 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Depressão Pós – Vestibular



O dicionário define depressão como : doença psiquiátrica que eleva a tristeza no paciente , devido ao estado de baixas endorfina e serotonima no corpo . Porém sabemos que o significado desta doença vai além desta mera definição .

Muitos cientistas comentam sobre os diversos tipos de depressão , exemplos : depressão pós – parto ; depressão pós – férias ; depressão pós - morte de ente querido e depressão pós – separação . Porém existe uma depressão que atinge os jovens há mais de quarenta anos , é a depressão pós – vestibular .

Muitos estudantes quando não passam nesta prova de fogo , ficam tristes e isto gera mudanças em seus comportamentos . Eles se isolam , perdem o apetite e têm crises de choro . Foi o caso de M.* , que quando soube da sua reprovação no vestibular , no curso de Direito da UFPR , parou de fazer suas refeições regularmente e isto gerou , depois de algumas semanas , um diagnóstico de anemia profunda . Esta adolescente precisou fazer tratamento com uma nutricionista e uma psicóloga . Hoje , um ano após a depressão pós – vestibular , a jovem pretende fazer a prova para um curso menos concorrido na UFPR , já que não conseguiu recorrer às cotas e nem ao PROUNI .

Se você é familiar de um vestibulando e pretende evitar esta situação preste atenção nestas dicas :

- Faça a pessoa se matricular em mais de um vestibular , assim aumentam as chances do estudante ser aprovado em alguma faculdade ;

- Caso o aluno não passe na prova , por favor , não o repreenda ;

- Procure aumentar o leque de opção do estudante , exemplo : diga a ele que existem cursos técnicos ótimos que equivalem a uma faculdade e para cursa – los , muitas vezes , não é exigido nenhum teste .

- Cite exemplos de pessoas da própria família que fizeram uma faculdade , mas que não estão atuando na área .

- Estimule o jovem a fazer atividades esportivas e culturais .

Aqui um fator interessante a considerar é que a depressão pós – vestibular não atinge só os alunos que foram reprovados na prova . O jovem R* passou nos vestibulares de três faculdades . Porém após saber deste resultado , ele passou a se isolar dos conhecidos e a ter problemas gastrintestinais . O rapaz foi levado , pela família , a um clínico geral que aconselhou o estudante a fazer um tratamento com um gastro e com um psicanalista ao mesmo tempo . Este jovem fez os exames pedidos pelo gastro e os diagnósticos não apontaram nenhum problema no aparelho digestivo . Assim o terapeuta constatou que os contratempos intestinais foram causados pela angústia , que o paciente tinha , de ter passado em vestibulares de três faculdades diferentes . Afinal ele estava com depressão pós - vestibular .

* Observação : Neste texto os nomes dos estudante foram abreviados para manter as suas privacidades .

Luciana do Rocio Mallon















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui