Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Minha Experiência Como Monitora Bolsista Na Faculdade -- 11/04/2009 - 16:11 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Minha Experiência Como Monitora Bolsista na Faculdade



Há alguns dias atrás o caderno Vestibular do jornal , que sempre leio , comentou sobre as bolsas de extensão existentes nas faculdades que , realmente , são oportunidades que os estudantes têm de colocar na prática o que aprendem na sala de aula e até de trilharem outros caminhos . Por isto quero relatar aqui a minha experiência . Em 1993 ingressei no curso de Letras Português – Espanhol da UFPR e já no primeiro semestre eu soube do programa Bolsa Monitoria , um tipo de estágio onde o universitário ajudava o professor em suas atividades pedagógicas e em troca recebia uma ajuda de custo . Dois anos depois , em janeiro de 1995 , continuei na faculdade . Mas resolvi fazer o curso de Auxiliar de Escritório no SENAC , já que as áreas administrativa e comercial sempre me atraíram mais do que a área de educação . As matérias deste curso de escritório eram : datilografia ; cartas comerciais ; matemática financeira ; arquivamento e organização de livros em bibliotecas pelo sistema duodecimal . Ao terminar este curso , em junho do mesmo ano , avistei o seguinte edital na reitoria da UFPR : “ Bolsa Monitoria para Alunos de Espanhol Com o Auxílio de Um Salário Mínimo “ . Deste jeito me animei e fiz minha inscrição para o teste de monitora . Então passei e descobri que trabalharia no gabinete de uma das professoras , que seria minha chefe . No meu primeiro dia a mestra disse – me que a maioria das minhas atividades seria executar serviços administrativos , como : datilografar cartas ; arquivar papéis e organizar a biblioteca do escritório . Assim empolguei – me pois usaria todos os conhecimentos que adquiri no curso de Auxiliar de Escritório . Este meu serviço ia de vento em polpa e só de vez em quando exercia atividades didáticas , como : ajudar a professora a corrigir as lições e auxiliar colegas nas pesquisas . Porém , mesmo assim , eu estava contente pois meu objetivo não era ser professora e , sim , trabalhar nas áreas administrativas e comerciais mais tarde . Então fui monitora por seis meses , conforme o contrato e obtive uma experiência essencial para a minha formação . Tudo isto sem atrapalhar os meus estudos , porque era uma bolsa com a carga horária menor do que meio período por dia . Por isto aconselho os universitários a participarem de bolsas de monitoria e estágios de extensão remunerados . Porém para isto é necessário que eles tenham um básico conhecimento de serviços administrativos e boa vontade .

Luciana do Rocio Mallon









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui