Usina de Letras
Usina de Letras
203 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre Música Na Aprendizagem -- 16/05/2009 - 14:27 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sobre Música Na Aprendizagem



A técnica de ensinar através de música é excelente e facilita a aprendizagem . Pois trabalha com os dois lados do cérebro . Pesquisadores concluíram que a música atinge melhor o subconsciente do que qualquer outra arte , sem falar que quando cantamos ou ouvimos uma canção o nosso cérebro libera uma substância chamada endorfina que é responsável pelo bom – humor , o que é capaz de despertar mais interesse por parte dos alunos . Por estes mesmos motivos os publicitários mais inteligentes trabalham com canções em suas campanhas e estas conseguem cair na boca do público facilmente .

No ensino a música na sala de aula é utilizada desde os antigos gregos e esta prática faz sucesso , atualmente , nos cursinhos de pré – vestibular . Porém é preciso recordar que esta aprendizagem através de canções não é só privilégio dos vestibulandos .

Quando eu era estudante , em 1982 na época em que Plutão era planeta , a professora utilizou um samba para que os alunos memorizassem os nomes dos planetas . Na letra desta canção havia as iniciais deles . O samba era este : Minha velha , traga meu jantar : sopa , uvas , nozes e pão . A primeira letra “ m “ da palavra “ minha “ equivalia ao planeta Mercúrio ; a letra “v” de velha lembrava Vênus ; A letra “t” de traga recordava Terra ; o “m” de minha equivalia a Marte ; “j” de jantar lembrava Júpiter ; o “s” de sopa recordava Saturno ; o “u” de uvas equivalia a Urano ; o “n” recordava Netuno e “p” de pão saudava o nosso saudoso Plutão . Quando a mestra cantou esta canção na sala de aula todos os estudantes aprenderam os nomes dos planetas em menos de três minutos .

Outra aula inesquecível com música , foi em 1985 na minha quinta série , quando a professora Lourdes de Língua Portuguesa chegou em sala de aula e exclamou :

- Ensinarei os advérbios para vocês através de uma música !

Então ela começou a cantar e a escrever , estes advérbios em ritmo de rock : a , ante , até , após , de , desde , para , per , perante , por , ante e trás .

Assim a mestra disse :

- Vamos cantar de novo !

O mais interessante é que a cada vez que a turma cantava , a professora apagava uma palavra do quadro e o pessoal tinha que cantar do mesmo jeito . Assim todos gravaram a matéria .

Com certeza uma aula musicada é inesquecível e o conteúdo inteiro dela também . Se as aulas musicadas fossem aplicadas na faculdade , teríamos profissionais melhores .

Luciana do Rocio Mallon

























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui