Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lenda das Cocadas de São Cosme e Damião -- 16/05/2009 - 22:22 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda das Cocadas de São Cosme e Damião



Na Idade Média , São Cosme e São Damião foram dois jovens que estudaram Medicina e faziam serviços voluntários , onde exerciam verdadeiros milagres .

Eles gostavam de curar crianças abandonadas e carentes .

Reza a lenda que naquela época existia uma mulher , que estava casada há sete anos , porém ainda não tinha filhos . Isto era motivo para humilhação na sociedade daquele tempo . Então esta moça soube dos milagres de Cosme e Damião . Assim antes de procurar os dois jovens ela preparou uma espécie de quitute e quando chegou para conversar com estes médicos , elas ofereceu – lhes o doce . Porém depois esta senhora explicou sobre sua situação aos doutores .

Os jovens , satisfeitos com o alimento ofertado , rezaram para a moça e deram ervas milagrosas para ela tomar .

Um mês depois a mulher conseguiu engravidar e afirmou que isto foi milagre de Cosme e Damião .

Por isto que o povo fala que quando alguma senhora é estéril , basta rezar para estes dois santos que ela fica gestante .

Diz o mito que quando uma dama deseja engravidar , ela deve fazer estes doces e oferecer às imagens de Cosme e Damião . Também existe o boato que quando uma pessoa deseja sarar de alguma enfermidade basta fazer uma promessa para estes dois santos . Mas , se ela curar – se , esta criatura precisa fazer estes quitutes , coloca – los em sacos de pipocas virgens , amarra – los com fitas vermelhas e depois distribui – los para as crianças carentes sempre no dia 27 de setembro .

A receita do doce de Cosme e Damião é esta :



Ingredientes :

300 gramas de coco ralado(s)

300 gramas de açúcar

8 unidade(s) de clara de ovo

Como Preparar :

Misture tudo e leve ao fogo até apurar. Tire do fogo, ponha às colheradas em uma assadeira e leve ao forno até assar.





Luciana do Rocio Mallon

























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui