Usina de Letras
Usina de Letras
234 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre o Fenômeno Chamado Overparenting(Corrigido) -- 24/05/2009 - 12:17 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sobre o Fenômeno Chamado Overparenting



Vários estudiosos da área comportamental e de saúde já falaram sobre os pais permissivos e as conseqüências para os seus filhos . Porém existe um fenômeno contrário , onde os pais exageram nos cuidados com as crianças , este comportamento recebe o nome de overpareting e não é somente algo dos dias atuais .

Este modo de agir exagerado das famílias já foi explorado na Literatura e no Cinema com as obras As Virgens Suicidas de Jeffrey Eugenides e a Casa de Bernarda Alba de Lorca que são histórias de moças que sofrem com os excessos de cuidados dos pais , por isto entram em depressão e se suicidam .

Estes casos também acontecem na vida real e analisaremos um deles abaixo :

Há alguns anos atrás a professora Patrícia , que dava aulas na primeira série do primário , já no primeiro dia de aula recebeu a visita da mãe de um aluno , de sete anos , falando que seu filho precisava usar fraldas descartáveis constantemente . A mestra não estranhou . Pois achou que tratava – se de uma criança com problemas fisiológicos . Porém Patrícia observou que o garoto , antes de entrar na sala de aula , passava pelo banheiro e ficava com a calça menos volumosa . Um dia ela chamou o aluno para conversar e a criança disse que não precisava usar fraldas porque não possuía nenhuma doença e que isto era mania dos seus pais . Além disto esta professora sempre pedia para que os estudantes desligassem os celulares dentro da sala de aula . Porém ela era obrigada a agüentar reclamações constantes da mãe deste menino por causa disto . Sem falar no detalhe que a criança morava há apenas uma quadra da escola e seus pais traziam e levavam o garoto de carro .

Dez anos se passaram e a professora descobriu que seu ex – aluno suicidou – se aos dezessete anos de idade . O boato que saiu é de que o jovem tinha depressão causada pelo comportamento vigilante dos pais . Afinal o adolescente era proibido de freqüentar festas com pessoas da sua idade ; namorar ; passear aos finais de semana sozinho e era castigado pela família quando tirava notas baixas na escola .

Segundo psiquiatras e psicólogos o excesso de cuidado da parte dos pais pode causar depressão na criança , ou , no adolescente e se tudo isto não for bem tratado pode levar à depressão e , em muitos casos , ao suicídio .

Muitas vezes há famílias que exageram nos cuidados com os filhos , realmente , pensando no bem das suas crianças . Porém se esquecem de que o exagero pode sufocar . Afinal , assim como existe o amor que ajuda , também , existe o amor que sufoca e mata .

Luciana do Rocio Mallon



















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui