Usina de Letras
Usina de Letras
113 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Feliz Natal -- 11/12/2018 - 15:15 (Lita Moniz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

                                                 Feliz  Natal e Próspero Ano Novo

                         Parece que o mundo está com pressa,  a era da velocidade acelera o nosso modo de viver, de ser, de pensar,  talvez até um dia chamem este momento histórico de tempo  de mudança.  Paira no ar uma vontade de transcender tudo que chamamos de passado. Preparar a terra, plantar, colher segue outro ritual muito mais  veloz,  adequado ao ritmo  exigido pelo progresso que se verifica em todos os setores da vida humana.

                 Somos uma aldeia global: o mundo virtual nos aproximou de tal forma  que hoje não só assistimos a outras possibilidades de nos posicionarmos perante a vida como partilhamos: queremos que essas novidades cheguem logo  às nossas regiões ,  nos extasiamos diante de mundos onde a vida segue outra ética, uma ótica diferente, especialmente vinda daqueles países  que conseguiram a duras penas superar a pobreza,  a miséria de seu povo,  saíram de

um estágio de estagnação  que os oprimia, amedrontava e mantinha na escuridão . O sábio Platão (427aC  - 347 aC)  já nos alertava “ Não há nada bom nem mau a não ser duas coisas: sabedoria que é um bem e ignorância que é um mal” e ainda:  “  a coisa mais indispensável  a um homem é reconhecer  o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento”.

             O Planeta é o mesmo, vivemos debaixo do mesmo sol, da mesma lua, habitamos a mesma Terra, mas as  condições humanas  mantém ainda diferenças abissais  que dependem  do modo como cada nação  administra esta sabedoria ou insiste em cultuar esta ignorância, ou ainda desconhece o bom uso que de modo individual ou coletivo deveria  fazer deste conhecimento.  

         Há ainda países que detêm um alto padrão de conhecimento,  porém  não juntam ação ao saber, nem às palavras que consagram este conhecimento, até já se vem instalando no seio do povo, mas não se pratica, continua trancado num baú sem serventia nenhuma.

         Outros estão tão mergulhados na miséria, na linha da sobrevivência, na escuridão, que não  conseguem  ver  outras possibilidades de vida para além daquele viver.

        Então a  velocidade ditada pela força da mudança  terá energia  bastante para abrir portas, derrubar muros, escancarar janelas.

        O Natal simboliza um novo tempo a chegar, o advento, o tempo de espera em que o mundo se prepara para receber o Deus Menino,  O Salvador. Nos rituais religiosos aparece   a Coroa , um círculo sem início sem fim, simboliza a vida, a esperança. As velas representam os séculos de escuridão, cada uma aumentando a luz até ao Natal. Primeira cor roxa, seguida de verde, depois rósea e finalmente branca. Gradativamente os tons vão clareando até se aproximarem  da Luz  Celestial que emana da Trindade Santa. Que em 2018 esta luminosidade  transcendental  chegue com força bastante para envolver a Terra e tudo  que ela encerra,  decrete em ritmo  acelerado, veloz  o fim da escuridão, mãe de todos os medos, da falta de esperança,  do pouco ser, do pouco saber, de  todas as coisas que travam a evolução da humanidade e do próprio Planeta, cujo destino é se aproximar mais e mais da luz que irradia o Deus Menino.

                 

 

                                                               

   

 

 

    

 

 

 

         

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 6Exibido 170 vezesFale com o autor