Usina de Letras
Usina de Letras
249 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Três minutos -- 10/06/2009 - 22:41 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“Discurso e minissaia quanto mais curto, melhor”.

Frase atribuída a certo senador nordestino.



Hoje me deu uma crise de saudosismo e a caminho da Chapada dos Veadeiros coloquei os discos das cantoras Fafá de Belém, Alcione e do conjunto The Fevers. Algumas músicas são da minha infância e fiz uma viagem gostosa a um tempo em que eu tomava banho de riacho, curiava as mulheres se banhando, jogava bola de meia, me encantava com os elefantes do circo Garcia e andava no lombo do burrico Paturi.



Em algum momento da minha viagem, senti vontade de que algumas músicas não terminassem nunca tão gostosa era a sensação que invadia o meu coração. Pareceu-me que as músicas que eu mais gostava (Garoto Maroto, Mala no Corredor e Mar de Rosas) acabavam muito rápido, duravam muito pouco. Resolvi ver a duração dessas músicas e percebi que elas têm, em média, três minutos.



Ainda nesse devaneio tentei recordar-me do que os políticos deixaram de bom na minha memória de infância. Achei coisas boas. Lembrei-me dos discursos do radialista Paulo Afonso e dos jingles de campanha dos candidatos João Castelo e José Sarney.



Todas as músicas que ouvi fizeram um bem enorme ao meu coração e agradeci a Deus por ter boa audição e boa memória para lembrar-me de coisas tão agradáveis vividas em Caxias, no Maranhão.



Por razões profissionais, há cerca de dez anos acompanho os discursos dos senadores. No momento do meu devaneio procurei na memória quais discursos deixaram-me saudade. Inicialmente não achei nenhum. Com mais um pouco de esforço achei dois discursos do mesmo senador que me emocionaram muito. Percebo que os discursos vão de dez minutos a mais de hora. Muitos deles são os minutos mais entediantes da minha vida apesar do meu esforço em procurar nesses discursos algo que eu deva levar comigo. Muitos deles foram decisivos para aprovação de boas leis que regem a nossa vida.



A seguir estão os trechos dos discursos que mais gostei:





“A tecnologia dos bancos, da televisão se descolou da tecnologia para a educação”

“Você que me ouve tem aí no seu quarto o seu poço de petróleo, o seu filhinho”

“...no acidente, os dois caminhões mais pareciam dois cachorros encangados no ato sexual”

“...o que abunda não faz falta”



Deixo a você procurar a explicação para que tragamos conosco, por anos a fio, uma música de apenas três minutos e ela ainda possa nos emocionar depois de tanto tempo.



Levei várias horas para escrever esse texto. Acrescentei e retirei palavras e frases para que você não gastasse mais que três minutos para lê-lo. Seria muita ousadia imaginar que daqui a alguns dias você ainda se lembre dele.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui