Usina de Letras
Usina de Letras
243 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lendas de Corpus Christi -- 11/06/2009 - 17:55 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas de Corpus Christi



O feriado de Corpus Christi possui muitas lendas , iremos ler algumas abaixo :



A Visão da Freira :



Em 1200 , em Liége , havia uma menina chamada Juliana de Mont Cornillion que o povo dizia que tinha poderes sobrenaturais . Em 1206 esta menina teve um sonho “revelatório” e decidiu ir para o convento . Em 1209 ela passou a ter visões e em uma delas a garota viu um disco lunar com uma parte escura . Porém só depois de muitos anos a moça falou isto para o futuro Papa Urbano IV , que interpretou a visão como uma falta de comemoração eucarística no calendário religioso para agradecer a Eucaristia . Assim este Papa criou o feriado de Corpus Christi e a freira deixou de ter estas visões .



O Menino Que Morreu No Tapete de Corpus Christi :



Na época do Brasil – Colônia existia um menino chamado Antoninho que tinha este nome porque nasceu no dia de Santo Antônio . Ele gostava de ir às missas , fazer artes plásticas e o seu sonho era ser padre .

Seu feriado predileto era Corpus Christi . Pois este menino gostava de preparar os tapetes coloridos para a procissão . Uma vez ele disse :

- Se for para morrer jovem , gostaria de falecer confeccionando tapetes para Corpus Christi !

Numa madrugada de Corpus Christi , Antoninho estava arrumando os tapetes na frente da igreja quando , de repente , uma quadrilha de arruaceiros invadiu a cidade com os seus cavalos . No meio da confusão , o garoto morreu pisoteado por estes animais .

No ano seguinte o padre combinou com a comunidade que ninguém faria os tapetes coloridos , para o dia de Corpus Christi , em consideração à memória de Antoninho .

Porém , na madrugada daquele dia santo , o pároco escutou um barulho estranho na frente da igreja . O sacerdote levantou – se e viu a alma do Antoninho confeccionando maravilhosos tapetes . Mas o padre não acreditou no que viu e soou os sinos . Assim as pessoas ficaram assustadas e foram até o templo . Mais espantada ainda a população ficou quando viu o espírito do menino fazendo os tapetes coloridos . Naquele dia , quando deu sete horas da manhã , a imagem daquela criança desapareceu na frente do povo . Deste jeito padre resolveu começar a missa e no meio dela ele rezou uma oração em nome da alma daquela criança .

Luciana do Rocio Mallon













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui