Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre Namoros Nas Escolas -- 13/06/2009 - 14:04 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sobre Namoros Nas Escolas



No dia 12 de junho de 2009 , dia dos namorados , li no meu jornal predileto uma matéria intitulada : Escolas Impõem Limites Ao Namoro , onde professores afirmam que este tipo de relacionamento , nos colégios , deve ser moderado . Concordo com eles , afinal o principal objetivo da escola é passar conhecimento aos seus estudantes e namoros explícitos só dispersam a atenção deles . O problema é que em 1993 , época em que eu era professora , notei que os namoros no colégio eram incentivados por algumas mães de alunos de uma forma equivocada . Por isto eu era obrigada a chamar a atenção destes estudantes em sala – de – aula , o que causava desgastes e constrangimentos a todos .Uma vez numa reunião , para entregas de boletins , conversei com estas mães sobre esta situação toda e elas chamaram – me de : tia velha , careta e ultrapassada . Desta maneira tentei levar os problemas para a coordenação , mas a diretora disse que nem se importava , com a situação , pois era liberal e dava pílulas anticoncepionais para a filha adolescente tomar , atitude que reprovei . Algum tempo depois as meninas que namoravam , na escola , apareceram grávidas .Para evitar casos assim é necessário que o governo coloque a disciplina de Educação Sexual no currículo escolar , tal matéria deveria falar sobre gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis , principalmente , Aids . Ainda no tempo , em que eu lecionava , pensava que deveriam voltar os colégios separados por gêneros . Porém , dias atrás , conversando com uma senhora de idade notei que separar meninos de meninas não adiantaria nada . Pois ela contou – me que mesmo estudando em colégios só para garotas , muitas delas apareciam gestantes , tudo porque as escolas de moças sempre foram ao lado dos colégios para rapazes , e , segundo esta idosa os casais encontravam – se nas passagens subterrâneas secretas que ligavam as duas instituições . Esta situação significa que adolescentes são capazes de burlar qualquer tipo de proibição em qualquer época da História .

Outro detalhe que deve ser realçado é que os namoros devem ser moderados em ambientes escolares não só para os adolescentes , mas também para os estudantes adultos . No final dos anos noventa , eu estudava na reitoria de uma universidade famosa do Paraná e naquela época não havia câmeras de segurança no local . Quando eu assistia a algumas aulas no período noturno , fiz uma prova com muitas questões e quando me dei conta já eram dez e meia . Então entreguei o teste para a professora e resolvi utilizar o banheiro do quinto andar que estava abandonado . Quando abri a porta do toalete percebi que havia um casal mantendo relações íntimas lá dentro . Naquele instante , fiquei constrangida porque senti – me dentro de um episódio da série American Pie , onde universitários transam dentro da faculdade . Desta forma , indignada , exclamei :

- Desculpem !

- Não quis atrapalhar !

- Dá próxima vez não se esqueçam de fechar a porta !

Após falar estas palavras , saí correndo mesmo estando apertada .

Portanto deve existir moderação nos namoros , no ambiente acadêmico , tanto para os adolescentes quanto para os adultos .

Luciana do Rocio Mallon























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui