Usina de Letras
Usina de Letras
234 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre Mendigos e Moradores de Rua(Corrigido) -- 14/06/2009 - 09:23 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sobre Mendigos e Moradores de Rua



Neste domingo , dia 14 de junho , li no jornal de minha preferência a seguinte reportagem : Curitiba ao Relento , que falava sobre a situação dos mendigos moradores de rua da cidade . O artigo mostrou que muitos indigentes se recusam a entrar na “van”

do resgate social , porque ficam livres para beber e usar substâncias ilícitas . Porém a mesma reportagem revelou , também , a denúncia de muitos deles de que existe tráfico de droga e falta de higiene nos albergues públicos .

Como trabalhei no comércio por muito tempo tive a oportunidade de conhecer muitos mendigos e moradores de rua pessoalmente . Observando o comportamento deles , constatei que a maioria sofre de transtornos mentais graves , que vão muito mais além de alcoolismo e dependência química . O problema é que muitos políticos torcem o nariz para o internamento em clínicas psiquiátricas de pessoas com problemas mentais sendo elas moradoras de rua , ou , não .

Em 2007 eu sempre observava , na Praça Rui Barbosa , uma moradora de rua que discursava em público . Suas palavras eram repletas de coerência e inteligência . No mesmo ano arranjei emprego em uma loja no centro de Curitiba . Um certo dia esta mendiga entrou neste estabelecimento e começou a discursar . Como o vigia não estava presente , a gerente ordenou aos funcionários para que não fizessem nada contra esta mulher . Quando meu expediente acabou , a moradora de rua sentou – se na calçada e eu resolvi conversar com ela . Esta senhora disse – me que foi casada , teve filhos e trabalhou como professora durante muito tempo . Mas por ter sofrido estupro e incompreensão da família por causa disto notou que sua vida não tinha mais sentido . Fiquei assustada quando a mulher mostrou – me um documento , dos anos setenta , comprovando que ela foi professora universitária .

No ano de 2008 fui trabalhar em outra loja do centro de Curitiba . Lá vários moradores de rua entravam para pedir esmolas ao proprietário . O mendigo que mais me chamava atenção era o Cleiton , que além de possuir necessidades especiais era dependente químico e era ele quem mais incomodava o dono do estabelecimento . Pois sempre prometia que só pegaria dinheiro no sábado , mas acabava vindo todos os dias . Um dia Cleiton pediu para usar o banheiro e acabou defecando fora do vaso , causando transtorno a todos . Uma certa vez este morador de rua apareceu , justamente , quando eu estava atendendo a uma cliente que era psiquiatra . Então a médica comentou :

- Este rapaz não é somente dependente químico ...

- Ele é esquizofrênico também .

Aqui é possível constatar que o governo precisa ter políticas públicas organizadas para tirar mendigos da rua , através de : abrigos estruturados ; segurança ; e , principalmente apóio psiquiátrico aos moradores de rua . Afinal já foi provado que muitos mendigos possuem família . Por isto é necessário um mapeamento da vida destas pessoas para que elas possam voltar a suas origens e serem aceitas no âmbito familiar novamente .

Luciana do Rocio Mallon



















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui