Usina de Letras
Usina de Letras
231 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Como um Livro Extracurricular Deve Ser Escolhido -- 20/06/2009 - 18:27 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como um Livro Extracurricular Deve Ser Escolhido



Dias atrás um assunto causou polêmica nas escolas públicas : livros , que possuem trechos sensuais , foram retirados das escolas . Esta atitude , com certeza , foi um atentado contra a liberdade de expressão e prejudicou os estudantes porque entre eles havia uma obra de leitura obrigatória para o vestibular . O principal problema é que os livros foram escolhidos pelo MEC , sem a participação da comunidade , dos próprios alunos e da maioria dos professores .

Na minha época de estudante primária , de escola religiosa particular , quem escolhia os livros extracurriculares eram as próprias professoras . Todo o começo do ano mulheres bem vestidas , intituladas de representantes comerciais das editoras , procuravam as mestras . Assim durante reuniões , nas salas dos professores , estas vendedoras mostravam um monte de livros .

Um certo dia , eu estava fazendo uma prova na sala dos mestres . Quando , de repente , iniciou – se uma reunião com as professoras e uma mulher elegante . Esta moça tirou vários livros de uma bolsa enorme . Então ela pegou uma das obras e disse :

- Este livro está encalhado na editora em que trabalho . Se alguma escola adotar esta obra , cada professora receberá dez por cento de comissão do total que a turma comprar .

Deste jeito , as mestras falaram :

- Aceitamos a proposta !

Naquele mesmo dia a secretária distribuiu um bilhete a cada aluno pedindo para trazer dinheiro para a compra do livro extra - classe , que geralmente eram obras chatas e não despertavam a leitura nos estudantes . Por isto , naquele tempo , ler as obras extracurriculares era uma tortura . No meu caso , preferia ler os livros que eu mesma procurava , espontaneamente , na biblioteca do colégio . Mais tarde minha família descobriu que os livros que eram vendidos na escola saiam mais caros do que os mesmos exemplares que eram vendidos nas livrarias comuns .

Graças a Deus fiz o ginásio em uma outra escola , onde os próprios alunos debatiam com os professores e a comunidade sobre quais os livros gostariam de ler .Assim passei a ter , realmente , gosto pela leitura .

Para que problemas como este , ou , como o caso dos livros censurados não ocorram mais é necessário que as obras extracurriculares sejam escolhidas em uma reunião junto com os professores , os pais e os alunos . As questões a serem debatidas deveriam ser estas :

- Quais são as obras que podem ser úteis nesta comunidade ?

- Quais são os livros cobrados nos vestibulares mais concorridos ?

- Que tipo de leitura é mais apropriada a cada faixa etária ?

- Quais são as obras capazes de despertarem interesse pela leitura ?

Estas indagações são essenciais num debate dentro de uma reunião . Pois em grupo é possível determinar qual obra será capaz de mudar a comunidade , em questão , para melhor . Afinal uma das funções da leitura é melhorar o mundo em que vivemos .

Luciana do Rocio Mallon



















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui