Usina de Letras
Usina de Letras
123 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6181)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Comentário Sobre a Reportagem de Educação Financeira Nas Esc -- 28/06/2009 - 15:49 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Comentário Sobre a Reportagem de Educação Financeira Nas Escolas



No dia 23 de Junho de 2009 li , no meu jornal predileto , uma reportagem sobre Educação Financeira nos colégios . Este artigo afirmou que , em muitas escolas particulares , Educação Financeira é uma disciplina a parte e , também , mostrou que o ensino desta matéria é tímido nas escolas públicas .

Já fui professora de escolas de periferias e descobri que a Educação Financeira deve andar junto com a disciplina de Matemática . Para ensinar álgebra comercial aos meus alunos , inventei uma moeda de fantasia e um comércio , também , imaginário . Onde os estudantes faziam compras fictícias e faziam investimentos em bancos imaginários . Porém a aprendizagem no final destas aulas foi real . É muito mais cômodo para os professores das escolas particulares trabalharem com a Educação Financeira com alunos que ganham mesada e conforto . Já , nas escolas públicas , os mestres precisam ter criatividade para ensinar Economia aos alunos carentes dentro da disciplina de Matemática , mas com criatividade isto é possível e gratificante . Sem falar que , Álgebra Comercial é uma matéria que sempre cai em concursos públicos e este é mais um motivo para o povo da periferia ter acesso a este assunto .

Outra disciplina que deveria ser colocada nos currículos escolares é : Introdução ao Direito , assunto que na minha época de estudante era trabalhado nas disciplinas de OSPB e Educação Moral e Cívica . O problema é que em meados dos anos noventa , estas duas disciplinas foram retiradas do currículo escolar e , por causa disto , surgiu uma geração que desconhece seus diretos e deveres . Afinal a lei de introdução ao Código Civil afirma em seu artigo terceiro que : “ ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece."

Mas como um mero mortal pode conhecer a lei , se não existe uma disciplina que ensine Direito no currículo escolar dos ensinos fundamental e médio ?

Em que disciplinas a Introdução ao Direito poderia ser trabalhada , atualmente ?

Em História ?

Em Geografia ?

O mais importante é que este assunto precisa ser colocado nas escolas , independente da disciplina em que ele possa fazer parte .

Através dos comentários acima podemos concluir que Educação Financeira e Introdução ao Direito são assuntos que precisam ser trabalhados em sala de aula .

Luciana do Rocio Mallon











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui