Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6181)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Reflexões Sobre a Palmada Educativa -- 14/11/2009 - 14:52 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Palmada Educativa : Surra de Amor



O dicionário define palmada como : corretivo dado com a palma da mão . Mas sabemos que o significado desta palavra vai muito além desta mera definição . Discutiremos esta questão no artigo abaixo , que foi separado em tópicos :



Diferença Entre Palmada Educativa e Espancamento



O principal problema em relação a este assunto é que muita gente confunde palmada educativa com espancamento . Palmada educativa , como já foi dito acima , é o corretivo dado com a palma da mão somente na região das nádegas . Já espancamento é uma surra violenta que causa seqüelas físicas . Portanto um ato é diferente do outro . Debatemos aqui os pontos positivos da palmada educativa , que é uma atitude de amor . Porém reprovamos o espancamento .



Histórico :



Historiadores comprovaram que a famosa palmada educativa usada pelos pais , para amansar , os filhos é utilizada desde a Idade da Pedra .

No Brasil a palmada educativa foi introduzida , na Época do Brasil – Colônia , pelos jesuítas quando eles tentaram introduzir este método nas tribos indígenas . Porém , a maioria índios não aceitou . Os poucos nativos que concordaram com isto foram estudar com os padres . Assim tiveram uma educação rígida e subiram na vida .

Hoje o Estatuto da Criança e do Adolescente condena a palmada educativa usada como corretivo pelos pais .

O problema é que a partir dos anos sessenta , com a aplicação da Psicologia Contemporânea e da Teoria da Libertação este tipo de método educacional passou a ser condenado e por isto os pais foram deixando de impor limites pouco a pouco , o que resultou na geração de jovens com muitas atitudes sem noção que vemos hoje . Por exemplo : os casos dos alunos que tiveram relações íntimas dentro dos banheiros das escolas , com certeza , são frutos desta educação liberal .

Recentemente houve uma pesquisa em alguns países que adotaram a lei antipalmada e o resultado foi surpreendente . Exemplo : na Nova Zelândia foi realizado um referendo , sobre o assunto , que apontou que maioria dos neozelandeses deseja que os pais do país possam voltar a dar legalmente palmadas em seus filhos, dois anos depois de uma lei ter proibido este tipo de medida disciplinar. A pergunta do referendo foi esta :

“A palmada (nos filhos) como parte de uma punição apropriada por parte dos pais deve ser considerada um crime na Nova Zelândia?”.

Conforme as autoridades do país, 87,6% eleitores votaram no ‘não’, pela extinção da lei, e apenas 11,81% deles votaram no ‘sim’, pela manutenção da legislação que proíbe punições físicas.

Pesquisadores confirmaram que depois da lei antipalmada entrar em vigor , na Nova Zelândia , aumentou o número de menores envolvidos em crimes .

Seria isto coincidência ?



Discutindo Com uma Psicóloga Evangélica

Em 1993 fui chamada para um debate sobre palmada educativa . Quando , de repente , uma psicóloga começou a falar :

- Os pais não devem dar palmadas nos filhos nem quando eles aprontam . Afinal , isto pode traumatizar a criança e é contra a Bíblia . Eu sou evangélica e sei disso .

Então comentei :

- Neste ponto a senhora se enganou , pois nos Provérbios é aconselhado dar palmadas educativas nos filhos todas as vezes em que eles faltam com o respeito com os pais .

Deste jeito a psicóloga exclamou :

- Isto não é verdade !

Assim indaguei :

- A senhora tem uma Bíblia para me emprestar , aí ?

A moça pegou o livro sagrado e entregou – me .

Logo li , em voz alta :

- "Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem" (Provérbios 3:11-12).



- "O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga" (Provérbios 13:24).



- "O filho sábio alegra seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe" (Provérbios 15:20).



- "O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria. O filho insensato é tristeza para seu pai, e amargura para aquela que o deu à luz" (Provérbios 17:21,25).



- "Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar" (Provérbios 19:18).



- "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela" (Provérbios 22:6,15).



- "Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno" (Provérbios 23:13-14).



- "A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe. Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma" (Provérbios 29:15,17).

Deste jeito , a psicóloga tentou argumentar :

- O problema é que as palmadas ditas educativas podem formar um adulto com patologias , como o sadomasoquismo , por exemplo .

Desta forma eu rebati :

- A senhora vê o sadomasoquismo como uma doença ?

- Desde quando sadomasoquismo é uma doença ?

- Isso me parece uma visão preconceituosa . Afinal ao olhar de muitos estudiosos sadomasoquismo é apenas uma forma de sentir prazer .

- Ora , cada um tem o direito de sentir prazer da maneira que escolheu .



Naquele momento , a psicóloga ergueu a mão para falar algo . Mas , de repente , a monitora da mesa disse :

- Senhores , tempo encerrado .

- Agora outro assunto entrará em pauta com outros participantes .

Discutindo Com uma Psicóloga Na Rua

Neste ano de 2009 , num dia ensolarado , eu estava na rua quando , de repente , vi um neto chutando as canelas de seu avô porque ele disse que não tinha dinheiro para comprar um determinado brinquedo . Então o idoso gritou :

- Meu neto , por favor , se comporte ...

- Senão darei umas boas palmadas !

Na esquina , estava passando uma perua , toda enfeitada , que ao ver a cena , saiu correndo em direção ao ancião e exclamou :

- Se o senhor bater neste garoto , eu chamarei a polícia !

- Olhe o tamanho dele e olhe o céu !

O velhinho sentiu – se envergonhado , pegou o menino pela mão e continuou o seu caminho .

Naquele instante fiquei com pena do idoso , fui em direção da mulher braba e perguntei :

- Qual é a profissão da senhora ?

Ela respondeu :

- Psicóloga !

Então eu disse :

- Só poderia ser !

- Se bem que eu tenho nada contra psicólogas ...

- Mas a senhora não ficou com pena daquele ancião ?!

- Sabia que o neto faltou com o respeito com ele e por isto o velhinho quis dar umas boas palmadas educativas ?

A psicóloga , dando as costas para mim , gritou :

- Gosta de velhos ?!

- Então leve para casa !

Deste jeito berrei :

- Continue incentivando pequenos marginais como este , que daqui a pouco a senhora pode ser assaltada , ou , morta por um !





Conversando Sobre Palmada Educativa Com uma Parteira

Recentemente conversei com Dona Cida , uma parteira de 97 anos que já fez o parto de mais de 300 crianças no interior do Brasil . Veja trechos da entrevista :

- É verdade que as parteiras dão uma palmadinha no bumbum quando as crianças nascem ?

- Sim , isto é real . É como fosse um código de boas – vindas ao novo hóspede , que faz ele despertar para a misteriosa vida . Com palavras este sinal significa :

- Nenê , acorde e seja bem – vindo !

- O que a senhora acha da palmada educativa , que os pais dão nos filhos rebeldes ?

- Isto é perfeitamente normal .

- Eu , meus irmãos e primos fomos criados a base de surra . Por isto é que na minha família não existem marginais , todos são honestos e trabalham .

- Contudo , conheci pessoas que foram criadas com total liberdade e hoje encontram – se presas em celas de cadeia .

- Isto não quer dizer que toda a criança que teve uma educação liberal vire um bandido . Conheci pequenos que tiveram este tipo de educação em que podiam fazer de tudo . Não viraram marginais , mas em compensação transformaram – se em pessoas fracas de moral . Pois em casa os pais passaram uma imagem da atmosfera exterior , como se fosse um mundo cor – de – rosa . Na hora de assumir as responsabilidades do mundo adulto , estas pessoas entraram em conflito porque não souberam como lidar com as frustrações . Por isto algumas delas partiram para os vícios de drogas e álcool . Já , outras tentaram o suicídio .

- Pois é , a palmada de amor tem o poder de deixar as pessoas espertas .

Entrevistando um Sadomasoquista

Para elaborar este artigo entrevistei um amigo que é adepto do sadomasoquismo , uma maneira de sentir prazer através da surra . Para preservar a identidade dele , vamos chama – lo aqui de Xenônio :

- É verdade o mito de que os sadomasoquistas aderem a este tipo de prazer porque levaram palmadas educativas quando eram pequenos ?

- Eu não sei a quanto ao resto do mundo , mas no meu caso e de alguns amigos meus que seguem a linha afetiva do sadomasoquismo , todos nós apanhávamos dos nossos pais , ou , avós quando fazíamos algo errado .

- Você acha que seus pais estavam certo ao darem as palmadas educativas ? Elas seriam uma prova de amor ?

- Sim , meus familiares tinham razão ao me oferecerem este tipo de corretivo . Se eu não recebesse este tipo de palmada , talvez hoje eu seria um marginal . Por isto tenho certeza de que a palmada educativa é uma prova de amor . Tanto que a minha mãe sempre gritava , antes de me dar algumas chineladas :

“ – Isto dói mais em mim do que em você ! “

- O que , realmente , levou você a ser um praticante do sadomasoquismo?

- Para ser sincero creio que , realmente , foram as surras educativas que recebi quando era criança dos meus pais . Quando completei vinte e um anos de idade , as palmadas de amor acabaram . Mas eu sempre sentia falta . Naquela época tive contato com o sadomasoquismo e gostei . Hoje , tenho quarenta anos e toda a vez que faço algo de errado sinto falta de levar uma palmada .

- Alguns psicólogos acham que o sadomasoquismo é uma doença . Qual sua opinião sobre isto ?

- Puro preconceito . Mas quero deixar claro que nem toda a criatura que recebe palmadas educativas , na infância , vira sadomasoquista . Por exemplo , os meus irmãos receberam estas palmadas e não são sadomasoquistas .



Como Criar um Marginal

Este assunto me lembrou de um texto do pastor Johnson chamado “ Como Criar um Marginal :

- Ainda bebê nunca diga “não “ a ele .

- Não compre presentes apenas no Natal , ou , no aniversário . Satisfaça a vontade do seu filho sempre .

- Nunca dê palmadas educativas quando ele aprontar algo grave .

- Sempre dê razão ao seu filho quando alguma autoridade , como uma professora ou um policial , reclamar dele .

- Nunca ofereça conforto religioso , deixe que ele complete 21 anos para decidir isto .

- Não permita que ele ajude nas tarefas domésticas .

- Ensine seu filho dirigir , ainda menor , e dê as chaves do carro mesmo que ele não tenha carteira de motorista .

- Faça seu rebento experimentar bebidas alcoólicas desde pequeno e diga que não há problemas em beber socialmente .

- Pronto , ao seguir estas instruções você terá um perfeito marginal .

Conclusão :

Através deste texto podemos concluir que a palmada educativa tem o seu devido valor . Não estamos falando de espancamento , que é algo totalmente diferente . Fazemos referência àquela surrinha apenas nas nádegas , quando a criança apronta algo desagradável mesmo com os pais tendo chamado a atenção para o ato mais de três vezes .

Alguns psicólogos são contra a palmada educativa argumentando que ela só funciona no momento da travessura . Mas eles se esquecem que esta surra de amor gera algo chamado reflexo condicionado . O cientista Pavlov estudou este fenômeno com cães . Ele apertava uma campainha toda a vez que dava comida para o cachorro . Então o cientista notou que , mesmo não tendo alimento no local , o cão salivava toda a vez que escutava a campainha . A mesma coisa acontece com o ser humano , se todo o momento que a criança fizer algo errado levar uma palmada educativa , logo ela saberá que a atitude sapeca que cometeu é reprovada socialmente .

Por meio deste artigo concluímos que existe uma única e verdadeira surra de amor : é a palmada educativa de mães e avós .

Luciana do Rocio Mallon





















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui