Usina de Letras
Usina de Letras
300 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Fábulas selecionadas de Esopo (XXXIII) - O leão e o mosquito -- 03/04/2002 - 23:51 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Veja mais>>>Fáb. selecionadas de Esopo (LXXII)- Zeus e o camelo


texto

Um mosquito muito abusado desafiou um leão para uma luta a dois, todo arrogante:
— Não tenho medo de você, seu monstro paspalhão, exclamou ele para o leão. “Você não leva vantagem comigo; pode me chamar quando você quiser. Não é você que com suas garras despedaça suas presas e as esmaga com seus dentes? Qualquer animal covarde, com um pouquinho de valentia, faz o mesmo que você, morde e esgravata. Mas você deve sentir que eu sou mais forte que você.”
Com estas palavras, voou ele para uma das narinas do leão e "proboscideou-o" tão fundo que ele quase desmaiou de dor; e fez das tripas o coração para se dominar. Orgulhoso de sua vitória o mosquito voou dali, como um beija-flor, contando para todo mundo. Só não contava com uma teia de aranha, na qual mergulhou de cabeça. Com voracidade a aranha abraçou o herói e sugou seu sangue azul. Morrendo, percebeu o mosquito sua impotência; um paradoxo, pois, ao mesmo tempo em que derrotava o leão, um animal desprezível tinha que ser batido por uma aranha.
(Fonte: www.udoklinger.de)
***
Un mosquito muy abusado desafió un león para una lucha a dos, todo arrogante,:
— Yo no tengo miedo de usted, su monstruo tonto, clamó para el león. “Usted no toma la ventaja conmigo; usted puede llamarme cuando usted quiere. No es usted que corta sus cazas en pedazos con sus garras, ¿arresta y apriétalas con sus dientes? Cualquier animal pusilánime, con poca valentía, hace igual que usted, muerde e destroza. Pero usted debe sentir que yo soy más fuerte.”
Con estas palabras, voló para uno de los orificios nasales del león y pinchó fondo que él casi se desmayó de dolor e hizo de las tripas el corazón para refrenar. Orgulloso de su victoria el mosquito voló de allí, como un colibrí, contando para todos. Pero, él no esperaba por un tejido de araña en qué saltó de cabeza. Con voracidad la araña abrazó al héroe y chupó su sangre azul. Teñendo, notó la impotencia de ser mosquito; una paradoja, porque, al mismo tiempo en que derrotaba el león, un animal despreciable tenía que ser rebajado por una araña.
***
Der Löwe und die Mücke
Eine Mücke forderte mit den übermütigsten Worten einen Löwen zum Zweikampf heraus:
— Ich fürchte dich nicht, du großes Ungeheuer, rief sie ihm zu, "weil du gar keine Vorzüge vor mir hast; oder nenne sie mir, wenn du solche zu haben glaubst; etwa die, daß du deinen Raub mit Krallen zerreißest und mit Zähnen zermalmest? Jedes andere feige Tier, wenn es mit einem Tapfern kämpft, tut dasselbe, es beißt und kratzt. Du sollst aber empfinden, daß ich stärker bin als du!"
Mit diesen Worten flog sie in eines seiner Nasenlöcher und stach ihn so sehr, daß er sich vor Schmerz selbst zerfleischte und sich für überwunden erklärte. Stolz auf diesen Sieg flog die Mücke davon, um ihn aller Welt auszuposaunen, übersah aber das Gewebe einer Spinne und verfing sich in demselben. Gierig umarmte die Spinne sie und sog ihr das Heldenblut aus. Sterbend empfand die Mücke ihre Nichtigkeit, indem sie, die Besiegerin des Löwen, einem so verächtlichen Tiere, einer Spinne, erliegen mußte.
***
Un moustique très abusé d a défié un lion pour une bagarre à deux, tout arrogant,:
— Je n ai pas peur de vous, votre monstre stupide, il l a réclamé le lion. “Vous ne prenez pas avantage avec moi; vous pouvez m appeler quand vous voulez. Est-ce que vous n êtes pas qui coupe quelqu un dans morceaux avec le vôtre griffe, arrêtez et presser les avec vos dents? Tout animal lâche, avec une petite bravoure, fait le même comme vous, il mord et étrangle quelqu un. Mais vous devriez remarquer que je suis plus fort que vous.”
Avec ces mots, il a volé pour une des narines du lion et avait piqué si fond qu il presque s est évanoui de douleur ; et il a fait les boyaux comme coeur pour retenir cela. Fier de sa victoire le moustique a volé de là, comme un colibri, comptant pour tout le monde. Mais, il n a pas espéré rencontrer un tissu de l araignée dans qu il a sauté de tête par hasard. Avec voracité l araignée a étreint le héros et avait sucé son sang bleu.
Mourant, il a observé l impotence de moustique; un paradoxe, parce que, en même temps dans cela a battu le lion, un animal ignoble a dû être diminué pour une araignée.
***
A mosquito very abused (abusado) challenged a lion (leão) for a fight to two, all arrogant:
— I don t have fear of you, your stupid monster”, it cried out him for the lion, “You don t take advantage with me; you can call me when you want. Are not you who cuts anyone into pieces with yours claws, does arrest and squeezes them with your teeth? Any coward animal, with a little bravery, does the same as you, it bites and strangles anyone. But you should notice that I am stronger than you.” With these words, it flew for one of the nostrils of the lion and had pricked so bottom that it almost fainted of pain; and it did the guts
like heart to restrain that. Proud of your victory the mosquito flew of there, as a hummingbird, counting for everybody. But, he didn t hope to come across a spider web (teia de aranha), in which it jumped of head. With voracity the spider hugged the hero and had sucked its blue blood.
Dying, it noticed your mosquito s impotence; one paradox, because, at the same time in that defeated the lion, a despicable animal had to be abated for a spider.


























































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 2756 vezesFale com o autor