Usina de Letras
Usina de Letras
72 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre Propagandas Enganosas e Perigosas -- 19/12/2009 - 17:24 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sobre Propagandas Enganosas e Perigosas



O dicionário define propaganda como : divulgação de produtos para fins comerciais . Porém , na realidade , o significado desta palavra vai além desta mera definição .

Dia 18 de dezembro de 2009 li no meu jornal preferido , Gazeta do Povo , uma matéria que falava sobre comerciais enganosos . O periódico tomou como referência a estória do indiano Vaibhav Bedi que passou sete anos acreditando que o desodorante Axe faria as mulheres caírem aos seus pés e como isto não aconteceu o homem processou o fabricante pela publicidade irreal . Conheço muitos casos sérios e engraçados de pessoas que foram iludidas por comerciais fantasiosos . A mais séria aconteceu com o filho da minha colega Daniele Costa . Seu filho Filipe , de três anos de idade , machucou – se ao pular do armário após tomar um Red Bull . Quando a mãe perguntou à criança sobre razão dele executar tal perigosa atitude ele explicou :

“ – Ué ?!

- Red Bull não dá asas ?! “

O produto consumido não amorteceu a queda do garoto , que enfaixou o braço e por sorte não morreu . Mesmo assim a moça decidiu não processar o fabricante .

Em 1996 tive uma matéria , no curso de Letras da UFPR , chamada Linguagem da Propaganda , ministrada pelo professor Antônio Sandmann . Nunca mais me esqueci deste comentário que ele fez :

“- Vocês se lembram daquele comercial , nos anos oitenta , do desodorante Rexona , onde várias pessoas se amontoavam no elevador e no final , um espertinho entrava ás pressas e dizia :

- Sempre cabe mais um quando se usa Rexona ?!

- Naquela época surgiram boatos na imprensa de que um elevador caiu na cidade de São Paulo , por causa desta campanha de publicidade . O fato foi assim :

- O elevador só tinha capacidade para quatro pessoas . Mas seis estavam lá dentro , uma sétima criatura entrou , de forma forçada , exclamando :

- Sempre cabe mais um quando se usa Rexona !

- O elevador não agüentou , caiu e as pessoas acabaram se machucando . “

Bem o fato acima é mais uma amostra de propaganda perigosa .

Quanto às publicidades estranhas , uma estória engraçada ocorreu comigo : No ano de 1984 , a Grendene lançou o comercial de uma sandália Melissinha que vinha com uma pochete . O problema é que a propaganda mostrava uma menina com a cola , da prova , nos pés e na bolsa . Na escola , na semana seguinte desta campanha publicitária , houve um teste e a maioria das garotas estava com a cola colocada do jeito da propaganda . A questão é que a professora foi esperta e exclamou :

“- As meninas que estão com as colas iguais a do comercial da Grendene , por favor retire – as !”

Pois é , esta propaganda da Melissa deu mau exemplo para as crianças .

Através das situações citadas acimas podemos concluir que a publicidade deveria ser controlada com os seguintes objetivos : não iludir o consumidor e nem dar maus exemplos para as crianças .

Luciana do Rocio Mallon















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui