Usina de Letras
Usina de Letras
113 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A rota na rua -- 25/01/2002 - 13:53 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O assunto hoje é a violência, em todos os jornais em todas as esquinas e papos de bar, em qualquer lugar as pessoas comentam sobre a onda de violência que assola as grandes cidades de nosso país.

Da mesma forma que o Brasil se torna o país do futebol de quatro em quatro anos nas copas do mundo, onde somos 170 milhões em ação e técnicos de futebol, hoje somos nós discutimos a melhor forma de se combater a violência, como se fossemos 170 milhões de secretários de segurança.

Mas ninguém pensa o porque de toda essa violência, porque os bandidos existem e porque eles se tornaram tão ofensivos e tão numerosos, o porque dessa opção.

Eu às vezes chego a pensar que muitos deles são forçados a tomar a decisão pelo crime, a falta de amparo do estado em relação às pessoas mais pobres, que não tem estudo e que tem poucas condições de adequar ao mercado de trabalho moderno, essas pessoas se sentem ilhadas, sem esperanças, sem alternativas e desatinam, deságuam num caminho sem volta.

Muito se fala de investimento externo, de aporte de capitais externos , de empresa multinacional chegando ao nosso país, de que estamos em desenvolvimento, da globalização, do mercosul, mais existe uma parcela considerável da população que fica a margem dessas mudanças, que se sente abandonada, que é forçada a criar sua realidade, fazer justiça com as próprias mãos, sobreviver a qualquer custo.

No mundo que criamos sobreviver não é só comer, é morar bem, é ter carro, é ter filhos na escola, é ter uma boa aposentadoria, é poder viajar, ter lazer, ter saúde, poder ir a bons médicos e hospitais e quem de nós tem isso se não tiver estudo e condições financeiras?

A população urbana de nossas grandes cidades convive com situações de risco, moram em favelas controladas por traficantes de drogas, moram em casas que podem desabar com a chuva ou serem alagadas ou pegar fogo, não tem emprego, ganham pouco e tem muito ou quase nenhum lazer, diante de situações dessas é possível entender porque alguns jovens optam pela vida criminosa.

Armas dão poder, drogas dão poder, armas podem proteger ou podem matar, drogas dão dinheiro e te fazem descolar da realidade, armas são uma garantia de vida ou de morte, drogas são o passaporte para uma vida de muito risco, adrenalina, são uma “viagem” que poucos jovens deixam de arriscar.

Combater a violência não é só matar bandidos ou “colocar a rota na rua”, é mostrar ao povo que ele é importante, é cuidar da auto-estima dele, é mostrar que o estado-nação Brasil se preocupa com o bem estar de seu povo, é dar condições as pessoas de estudar e crescer na vida, é criar um inconsciente coletivo na cabeça dos brasileiros menos egoísta, criar amor de verdade não só pela terra, mas pela nação.



André Luis 25/01/2002



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui