Usina de Letras
Usina de Letras
56 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62315 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Anoiteceu suavemente -- 05/07/2002 - 22:05 (José Ronald Cavalcante Soares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Anoiteceu suavemente. O crepúsculo foi rápido e de poucas cores opalescentes. Num momento ainda remanesceram as luzes do sol, logo a seguir, os retalhos escuros da noite dominaram o firmamento. E, a pouco e pouco, pintalgando a noite escura, o pirilampear de incontáveis estrelas.
Aí, então, depois de um árduo dia de trabalho, pude recostar-me ao leito e deixar que os pensamentos fluíssem espontaneamente... A primeira reflexão que me acudiu foi exatamente sobre a ambição dos homens. Dominados pela cobiça, perdem a noção da amizade, da fraternidade, da caridade, do amor. E não há medidas para suas atitudes, para os impulsos, para a determinação de conseguir seus objetivos podres, custe o que custar haja o que houver. Depois, vencedores ou vencidos, experimentam o travo amargo da vitória de Pirro ou da derrota de Waterloo.
Num segundo momento, refleti sobre a ingratidão. As pessoas recebem favores, pequenas ou grandes ajudas e, logo em seguida, numa atitude que somente pode ser justificada pela vergonha de terem um dia precisado do próximo, voltam-se contra os seus benfeitores. Aliás, a própria bíblia sagrada nos apresenta várias passagens sobre a ingratidão para com Jesus Cristo. Se o próprio Cristo foi vítima dos ingratos, nós não devemos estranhar nem lamentar aqueles que nos dão as costas após receberem nossa ajuda.(Amici ad quid viniste)
Por fim, lembrei-me dos injustiçados (os que têm fome e sede de justiça). Nos dias que correm, por sinal, como pululam pelos quatro cantos deste planeta as pessoas que buscam denodadamente a justiça que lhes é negada. Mas, ainda assim, não se desesperam, acreditam na supremacia do bem sobre o mal.
Aí o sono veio chegando de mansinho, levando minha mente para os páramos do irreal...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui