Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Perigos On-line -- 01/05/2010 - 14:34 (Valdomiro Carezia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Perigos on-line



A internet é, sem dúvida, a estrela dos meios de comunicação social. Nada foi capaz de revolucionar tanto os meios de comunicação. Sem dúvida, ela oferece facilidades e melhorias para a vida moderna na área de informações e de interações entre as pessoas; mas, sendo um meio aberto e ingovernável, acaba poluído por uma enorme quantidade de “lixos”, alguns inofensivos e outros altamente perigosos e prejudiciais, sobretudo à moral e aos costumes. Tudo à mostra, disponível às pessoas maduras e responsáveis, mas também aos irresponsáveis, às crianças, adolescentes e jovens, a maioria imaturos e despreparados para enfrentar esse gigante.



O Concílio Vaticano II – já em 1965 –, no Decreto Inter Mirifica, tratou dos Meios de Comunicação Social. Continua atual: “A mãe Igreja sabe que estes meios, retamente utilizados, prestam ajuda valiosa ao gênero humano, enquanto contribuem eficazmente para recrear e cultivar os espíritos e para propagar e firmar o reino de Deus; sabe também que os homens podem utilizar tais meios contra o desígnio do Criador e convertê-los em meios da sua própria ruína; mais ainda, sente uma maternal angústia pelos danos que, com o seu mau uso, se têm infligido, com demasiada frequência, à sociedade humana (item 2).”



De fato, a internet é apenas uma ferramenta, não faz nada por si só; seus resultados dependem do modo com que é utilizada, por isso é de vital importância uma correta educação para o seu uso. Não se pode tratá-la como um universo sem lei e anônimo, mas é preciso consciência moral de que aí devem valer todas as regras de civilidade e boa educação, como bem lembra o psicólogo Rodrigo Nejm, membro da ONG SaferNet Brasil, que atua contra as violações dos direitos humanos na internet.



Preocupa, por exemplo, o fato de seu uso poder se transformar em um vício, especialmente entre adolescentes e jovens, levá-los a um isolamento do mundo real, inclusive com problemas de faltas às aulas, piora no rendimento escolar, no roubo de horas de sono e na qualidade das refeições. A facilidade de acesso a conteúdos impróprios à idade e perniciosos, como é o caso da pornografia, é algo suficiente para tirar o sossego dos pais. A violência, o preconceito social e racial, a formação de grupos radicais, constituem grande perigo. Engrossa esse quadro preocupante a pedofilia que encontrou campo fértil e facilidades na internet, constituindo-se hoje um dos grandes problemas sociais.



A internet merece atenção e cuidado, das nossas autoridades, dos nossos governantes e da sociedade em geral, especialmente dos pais que precisam cuidar para que seus filhos não “caiam na rede”, como peixes inocentes...



Proibir o uso não resolve, mas cabe aos pais acompanhar o que os filhos fazem na internet... Algumas dicas podem evitar maiores transtornos...



Preserve sua vida íntima, não divulgando seus hábitos, horários, itinerários, amigos e locais de frequência habitual ... Tenha cuidado redobrado nos sites de relacionamento...



Nunca forneça dados pessoais, como sobrenome, telefone, endereço, escola em que estuda, senhas, fotos...



Lembre-se de que tudo que você coloca na internet espalha-se como vírus...



Nunca marque, nem aceite encontros pessoais pela internet... Nunca se sabe quem está do outro lado. É muito fácil simular e se passar por outras pessoas, escondendo sua real intenção...



Viver bem requer disciplina; no caso da internet a ordem é fiscalizar clara e abertamente, com a maior naturalidade, sem autoritarismo, mas com autoridade.



Usar dos recursos técnicos de proteção para bloquear o acesso aos sites de conteúdo impróprio.



Também é interessante fazer um “contrato de conduta” com os filhos para estabelecer os limites e definir as boas práticas na internet.



Outra coisa importante é manter o computador em espaço comum da casa e nunca no quarto.



Ainda em relação à pedofilia: “Os pedófilos exploram a internet, produzindo e difundindo imagens pornográficas de crianças, promovendo o turismo sexual para relacionamentos pedófilos, aliciando vítimas e fazendo apologia e incitação ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. Ou seja, nossas crianças e adolescentes podem ser vítimas de pedófilos sem sair de casa. A prevenção é fundamental e os pais ou responsáveis são peças-chave para evitar o pior”, lembra Rodrigo Nejm.



Finalmente, os pais precisam estar atentos aos sinais que podem indicar algum envolvimento dos filhos: desligar o computador quando um adulto se aproxima; usar compulsivamente a internet sem pausas, prejudicando outras atividades antes praticadas; ganhar presentes e brinquedos de origem desconhecida; mudanças de hábitos; passar a usar a rede apenas à noite ou na ausência de adultos; passar a frequentar lan-house, ao invés do computador de casa...



Maiores informações: www. safernet.org.br ou por e-mail: contato@safernet.org.br.



vcarezia@ig.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui