Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O aviador -- 16/05/2010 - 12:50 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Esta crônica foi elaborada na minha visita à Força Aérea Brasileira em Anápolis/GO e Manaus, em maio de 2010.



Quando eu tinha uns 14 anos de idade descobri que queria ser aviador da Aeronáutica. Naquela época eu ganhava a vida vendendo bilhetes de Loteria Federal ou picolé pelas ruas do Gama, cidade satélite de Brasília. À noite eu estudava numa escola pública perto de casa.

Vendo minha vontade de subir na vida, certo dia meus pais chegaram em casa com um folheto da Academia Brasileira de Aviação, localizada São Paulo. Mamãe pagou um dinheirão pela minha inscrição e pelas apostilas com fórmulas complicadas de matemática e física. Veio junto uma linda carteira azul plastificada com minha foto 3x4, comprovando que eu estava no caminho certo para ser alguém na vida.

Estudei nas horas vagas e fiz as provas num domingo no colégio CASEB repleto de jovens e cartazes com aviões, navios e canhões do exército. Havia também lindas fotos de cadetes da Marinha, Exército e Aeronáutica uniformizados e bem enfileirados. Não fui aprovado.

A minha segunda chance seria ingressar na Aeronáutica quando eu completasse 18 anos. Eu só tinha um plano, ser aviador. Chegado o sonhado dia da minha apresentação levantei cedo, vesti roupa bem engomada e limpa, penteei o cabelo e botei cueca nova. Os colegas falavam que a gente ficava nu para os exames. Embora não tivesse barba ainda assim passei o barbeador na cara porque os mesmos colegas disseram que o Comandante passava um algodão no rosto da gente. O sujeito seria dispensado se o algodão agarrasse em algum pêlo.

Para minha total decepção, logo no portão de entrada, um militar jovem com o dobro do meu tamanho e largura pediu que eu abrisse a boca. Obedeci-o com rigor militar. Ele olhou atentamente e me dispensou dizendo:

- Você não tem todos os dentes. Não pode servir.

Quase chorando implorei para entrar e que fosse examinado e prometi que em breve eu cuidaria dos dentes. Ele respondeu:

- Não pode. Você também tem uma cárie bem grande.

Naquele dia sofri a primeira grande humilhação e decepção da minha vida.

Dando-me por vencido, inconscientemente eu tinha um plano B. ser General do Exército. Dias depois me apresentei ao Exército. Desta vez fiquei nu com um bando de moleques magricelas e imberbes que nem eu. Lá também me mandaram abrir a boca mas não fizeram nenhum comentário. Pelas noites seguintes senti que meu sonho de ser General cinco estrelas seria realizado. Sonhei com aquela farda verde oliva anos antes quando era caseiro do Capitão Raul e D. Léa. Achava-o muito bonito quando ele vestia o uniforme das noites de gala.

Dias depois cheguei eufórico ao Quartel para pegar o resultado do meu exame. No meu certificado de reservista estava escrito: “Dispensado por excesso de contingente”.

Outra vez senti-me despido de roupas e de dentes.

Felizmente, hoje aqui em Manaus, não me pediram para abrir a boca ou ficar nu. Estou abrindo-a neste depoimento e despindo minha história de menino pobre sonhador.

Já que não pude ser um ás da aviação e contribuir diretamente para a defesa do meu país, espero fazê-la de outra maneira.

Vou sugerir à minha chefe, senadora Rosalba Ciarlini, que faça um projeto de lei para que os soldos dos militares aviadores sejam reajustados na mesma época e percentual que os salários dos Parlamentares.

Outro projeto que pretendo sugerir é que o Brasil, dentro de dez anos, tenha produzido o primeiro avião de combate totalmente fabricado com a inteligentia brasileira. Não falo da montagem como é feita hoje na Embraer. A idéia do projeto é que o avião tenha todos os componentes da cabine (cérebro do avião) desenvolvidos e fabricados pelas universidades e empresas brasileiras. É desse modo que posso contribuir para a defesa do meu país.

Não pude ser aviador nem General. Mas alcei outros vôos.

Se eu conseguir êxito nesses projetos vocês verão o sorriso do desdentado mais feliz do mundo.

Obrigado a todas e a todos!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui